O Cenário das Matrículas na Educação Superior a Distância no Centro-Oeste Brasileiro

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar o cenário das matrículas na educação superior a distância na região Centro-Oeste do Brasil, nos anos selecionados de 2002, 2007, 2013 e 2019, a partir dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Para tanto, os caminhos metodológicos adotados foram pesquisa documental, cujo Censo foi considerado documento, bem como pesquisa analítica descritiva, cujo fim é o detalhamento de características de uma população ou de dados coletados. Os resultados localizados apresentaram expansão crescente das matrículas no ensino superior a distância nos estados centro-oestinos brasileiros. Indicaram, ainda, que em 2002, 82% das matrículas em Cursos Superiores a distância, nesta região, encontrava-se no setor público e, contraditoriamente, em 2019, quase 96% das matrículas localizava-se no setor privado, em grande medida, em organização acadêmica Universidade. Por fim, notou-se que houve progressiva participação dos cursos do tipo tecnólogo nas matrículas na educação superior a distância, no período entre 2002 e 2019, nos estados que compõem o Centro-Oeste.

Palavras-chave: Educação Superior a distância, Região Centro-Oeste, Matrículas

Referências

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Publicado
09/05/2022
DINIZ, Juliane Aparecida Ribeiro; FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. O Cenário das Matrículas na Educação Superior a Distância no Centro-Oeste Brasileiro. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20369.