O Cenário das Matrículas na Educação Superior a Distância no Centro-Oeste Brasileiro
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar o cenário das matrículas na educação superior a distância na região Centro-Oeste do Brasil, nos anos selecionados de 2002, 2007, 2013 e 2019, a partir dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Para tanto, os caminhos metodológicos adotados foram pesquisa documental, cujo Censo foi considerado documento, bem como pesquisa analítica descritiva, cujo fim é o detalhamento de características de uma população ou de dados coletados. Os resultados localizados apresentaram expansão crescente das matrículas no ensino superior a distância nos estados centro-oestinos brasileiros. Indicaram, ainda, que em 2002, 82% das matrículas em Cursos Superiores a distância, nesta região, encontrava-se no setor público e, contraditoriamente, em 2019, quase 96% das matrículas localizava-se no setor privado, em grande medida, em organização acadêmica Universidade. Por fim, notou-se que houve progressiva participação dos cursos do tipo tecnólogo nas matrículas na educação superior a distância, no período entre 2002 e 2019, nos estados que compõem o Centro-Oeste.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2002, 2007, 2013, 2019. Disponível em [link]. Acesso em: 01 dez. 2020.
FONSECA, Maria Aparecida. Rodrigues da. Qualidade da educação superior e a distância no Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: [link]. Acesso 28 abr. 2021.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 01 Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. 2014a.. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 fev. 2019.