Reflexão da Inovação na Educação a Distância e Movimento STE(A)M

Resumo


A Educação a Distância (EaD) é vista, na contemporaneidade, como maneira democrática de acesso à Educação Superior, pois admite estudantes que não poderiam ingressar em uma instituição de educação superior presencialmente, por conta da impossibilidade de deslocamento e/ou demais fatores impeditivos. A difusão das Tecnologias Digitais permite a geração e compartilhamento de saberes. Dessa forma, o emprego de novas metodologias na educação tem como objetivo proporcionar formas inovadoras de ensino-aprendizagem, tornando os estudantes protagonistas ao assumirem um papel investigativo e autônomo. Pode-se citar o movimento STEAM como representante dessa concepção. Dentro desse contexto, o presente estudo foi inspirado nas reflexões tecidas na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação/UFMT e visa trazer uma compreensão de como o movimento STEAM (iniciais das áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharia, Arte e Matemática) pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem nos cursos EaD. Percebe-se que a EaD aparece como possibilidade de diferentes vivências educacionais. É nesse cenário que o movimento STEAM pode colaborar para lidar com os desafios atuais, auxiliando a pensar uma educação que, assentada na busca da excelência acadêmica, amplie a construção de conhecimentos e valores, por meio do pensamento crítico, da comunicação, da integração e da cooperação.

Palavras-chave: Ensino a distância, Autonomia, Inovação educacional, STEAM

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Publicado
09/05/2022
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara. Reflexão da Inovação na Educação a Distância e Movimento STE(A)M. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20374.