Interlocução sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância: Convergências com o Relato de Experiência
Resumo
Este relato de experiência enfoca aspectos qualitativos e inovadores da Educação a Distância EaD nas práticas pedagógicas de suas autoras. Interlocuções teóricas embasam as narrativas das autoras sobre suas experiências realizadas no período de 2020 a 2021, que são resultantes dos estudos da EaD, discutidos no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância do Centro-Oeste EaD – CO[1]. Tais discussões foram relevantes no preparo dessas autoras, para atuação em contexto de dificuldades provocadas pela pandemia do coronavírus que assolou a humanidade. O objetivo deste relato foi apresentar as práticas pedagógicas com vistas à qualidade e inovação na EaD, sendo desafiadoras no cotidiano escolar dessas autoras. As análises de suas práticas ocorreram sob pressupostos da abordagem histórico cultural de pesquisa qualitativa de Freitas (2002). As autoras concluíram que suas práticas foram exitosas devido aos estudos em Grupos de pesquisa como o mencionado que promove inovação e qualidade na prática docente.
Referências
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. (julho de 2002). A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, (pp. 21-39).
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira Lima; SANTOS, Catarina Almeida (Coord.). Relatório final da Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão, CNPq, 2021.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Tradução do russo e Introdução de Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.