A Era dos Algoritmos e as Implicações em Novas Rotas Educacionais

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar os aplicativos utilizados na educação, durante a pandemia COVID-19, articulando essas práticas à era dos algoritmos. A investigação buscou compreender as ações que impactam diretamente as escolas públicas municipais, de educação básica, na oferta do ensino mediado pelas TIC, fundamentada no arcabouço dos seguintes teóricos: Alonso, Morozov, Srnicek e Zuboff. Como metodologia, adotamos a natureza exploratória e abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica, observação participante, questionários e entrevistas. Duas escolas municipais, de educação básica, situadas na cidade de Cuiabá-MT consistiram no lócus da pesquisa. Os resultados indicaram diversos usos de aplicativos corporativos, de propriedade privada, muitos do grupo GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft), que extraem os dados da comunidade escolar, para fins comerciais, e que estes usos se deram sem muitos entendimentos sobre a era dos algoritmos, por causa da urgência em que o momento exigia, e porque foram adotados como uma maneira para a educação não parar. Este debate estimula a busca por novas rotas para que a educação não seja tratada como uma mercadoria.

Palavras-chave: Era dos algoritmos, Capitalismo de Vigilância, Extrativismo de dados, Grupo GAFAM, Práticas Pedagógicas

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Publicado
09/05/2022
CASTRO, Michele Marta Moraes. A Era dos Algoritmos e as Implicações em Novas Rotas Educacionais. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20384.