A Era dos Algoritmos e as Implicações em Novas Rotas Educacionais

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar os aplicativos utilizados na educação, durante a pandemia COVID-19, articulando essas práticas à era dos algoritmos. A investigação buscou compreender as ações que impactam diretamente as escolas públicas municipais, de educação básica, na oferta do ensino mediado pelas TIC, fundamentada no arcabouço dos seguintes teóricos: Alonso, Morozov, Srnicek e Zuboff. Como metodologia, adotamos a natureza exploratória e abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica, observação participante, questionários e entrevistas. Duas escolas municipais, de educação básica, situadas na cidade de Cuiabá-MT consistiram no lócus da pesquisa. Os resultados indicaram diversos usos de aplicativos corporativos, de propriedade privada, muitos do grupo GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft), que extraem os dados da comunidade escolar, para fins comerciais, e que estes usos se deram sem muitos entendimentos sobre a era dos algoritmos, por causa da urgência em que o momento exigia, e porque foram adotados como uma maneira para a educação não parar. Este debate estimula a busca por novas rotas para que a educação não seja tratada como uma mercadoria.

Palavras-chave: Era dos algoritmos, Capitalismo de Vigilância, Extrativismo de dados, Grupo GAFAM, Práticas Pedagógicas

Referências

ALONSO, K. M. A educação a distância no Brasil: A busca de identidade. In: PRETI, O. (org.). Educação a distância: Inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/UFMT, 1996. p. 57-74.

ALONSO, K.M. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Campinas: Cedes, vol.29, n. 104 - Especial, p. 747-768, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre redes e escolas. Educação e sociedade, Campinas: Cedes, v. 29, n.104, p. 747-768, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

BRASIL. Lei 13.709 de 2022. Dispõe sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 03 abr. 2022

CETIC.BR. Painel TIC COVID-19. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/tic-covid-19. Acesso em: 16 abr. 2022.

CUIABÁ. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 abr. 2022

CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Programa @portal da escola cuiabana. Cuiabá: Secretaria Municipal de Educação, 2020j. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/. Acesso em: 03 abr. 2022.

CASTRO, Michele Marta Moraes. O Uso Intenso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica em Tempos de Pandemia: do estranho ao possível. 2022. 2018 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – PPGE – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GERE, Charlie. Digital Culture. London: Reaktion Books, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Tradução Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2019.

HARARI, Yuval. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2020.

MARC, Goodman. Future Crimes: Tudo está conectado, todos somos vulneráveis e o que podemos fazer sobre isso. São Paulo: HSM do Brasil, 2015.

MOROZOV, Evgeny. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Tradução Claudio Marcondes. São Paulo: UBU, 2018, 192 p.

PORTAL DA ESCOLA CUIABANA (canal). V webinário temático: práticas de alfabetização em atividades remotas. 2020. (03h59m30s). Disponível em: https://www.YouTube.com/watch?v=cxf2wEcztzw. Acesso em: 03 abr. 2022.

SRNICEK, Nick. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.

ZUBOFF, Shoshana. A era do Capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021.
Publicado
09/05/2022
CASTRO, Michele Marta Moraes. A Era dos Algoritmos e as Implicações em Novas Rotas Educacionais. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20384.