Letramentos Digitais de Estudantes da EaD: Memórias e Narrativas em Blog
Resumo
Este texto é um recorte da dissertação de mestrado intitulada "Letramentos Digitais em Narrativas de Estudantes de Licenciatura em Pedagogia EaD" (SILVA, 2020) e tem como objetivo analisar as memórias de estudantes e narrativas em blog produzidas por estudantes desse curso pelo viés dos letramentos digitais, em uma perspectiva social e abordagem crítica (STREET, 2014). O estudo foi desenvolvido com a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2014), com inspiração na abordagem multirreferencial (BARBOSA; BARBOSA, 2008), contemplando estudo bibliográfico, estudo documental e análise de conteúdo das memórias e narrativas dos(as) estudantes. Os resultados apontam dificuldades e familiaridades no uso das tecnologias digitais pelos(as) estudantes no início do curso e, no decorrer dele, a mobilização das dimensões funcionais e comunicacionais dos letramentos digitais, bem como as dimensões da autogestão do tempo, autodireção da aprendizagem, dimensão cognitiva, comunicação on-line e social. Ao final do curso, surgiram outros usos com a comunicação ubíqua, multimodalidade, fake news, games e avatares. Compreendemos que as mudanças na cultura digital são contínuas e que as apropriações cotidianas com tecnologias digitais pelos(as) estudantes potencializam os letramentos digitais existentes e auxiliam a emergência de outros, desafiando-nos, como docentes, a buscar constantes mudanças nos processos de formação.
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
MÜLLER, Ana Cristina Nunes Gomes; CRUZ, Dulce Márcia. Uso de jogos eletrônicos na escola e eventos de letramento: uma proposta de oficinas para docentes do Ensino Fundamental. In: Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 11., 2015, Salvador. Anais [...]. Salvador: UNEB, 2015, p. 145-152.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, Salvador, v. 11, n. 18, p. 417-424, jul./dez. 2002.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
SILVA, Iracema Cristina Fernandes da. Letramentos digitais em narrativas de estudantes de Licenciatura em Pedagogia EaD. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 jul. 2019.
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na Universidade Aberta de Portugal. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
SOUZA, Terezinha Fernandes Martins de; AMANTE, Lucia; CRUZ, Dulce Márcia. Formação de professores na perspectiva dos letramentos/literacies digitais: potencialidades para a educação a distância. In: MACIEL, Cristiano et al. (org.). Educação a distância: experiências, vivências e realidades. Cuiabá: EdUFMT, 2016, p. 109-150.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino livro: conversas com linguistas: virtudes e controvérsias da linguística. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.