Ressignificações no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, Modalidade a Distância

Resumo


O presente texto traz reflexões sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, sendo este o primeiro curso no Brasil, na modalidade a distância, e no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste texto é apresentar como foi realizada, de maneira inovadora e colaborativa, a orientação dos estudantes em estágio supervisionado, nas escolas públicas durante a pandemia pela COVID-19. Esta orientação foi realizada a partir de propostas metodológicas que utilizaram os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação na produção de conhecimentos. O planejamento das aulas envolveu a articulação entre as inúmeras Tecnologias da Informação e Comunicação que são trabalhadas durante as disciplinas do curso, de tal forma a beneficiar o letramento digital, além da construção dos conhecimentos específicos. A inserção das tecnologias não foi feita de forma a substituir o docente em seu papel de facilitador do conhecimento, mas de ampliar as possibilidades de interação entre os sujeitos. A falta de letramento digital pode levar os sujeitos a supervalorizarem as tecnologias em detrimento do saber.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Tecnologia Educacional, EaD

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Publicado
09/05/2022
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AYRES, Frederico; TORRES, Glauce Viana Souza; KOEHLER, Cristiane. Ressignificações no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, Modalidade a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20386.