Ressignificações no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, Modalidade a Distância

Resumo


O presente texto traz reflexões sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Mato Grosso, sendo este o primeiro curso no Brasil, na modalidade a distância, e no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste texto é apresentar como foi realizada, de maneira inovadora e colaborativa, a orientação dos estudantes em estágio supervisionado, nas escolas públicas durante a pandemia pela COVID-19. Esta orientação foi realizada a partir de propostas metodológicas que utilizaram os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação na produção de conhecimentos. O planejamento das aulas envolveu a articulação entre as inúmeras Tecnologias da Informação e Comunicação que são trabalhadas durante as disciplinas do curso, de tal forma a beneficiar o letramento digital, além da construção dos conhecimentos específicos. A inserção das tecnologias não foi feita de forma a substituir o docente em seu papel de facilitador do conhecimento, mas de ampliar as possibilidades de interação entre os sujeitos. A falta de letramento digital pode levar os sujeitos a supervalorizarem as tecnologias em detrimento do saber.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Tecnologia Educacional, EaD

Referências

BASTOS, T.B.M.C.; BOSCARIOLI, C. Os professores do ensino básico e as tecnologias digitais: uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia. Horizontes. SBC. Disponível em: [link]. [Acesso em 30 jun. 2021]

CYRINO, M.; SOUZA NETO, S.; SARTI, F.M.; Concepção, implementação e análise de um dispositivo de acompanhamento de estagiários como parte de uma pesquisa colaborativa. Educação em Revista, v. 36, e228755, 2020.

KOEHLER, C. Interação social em rede e na rede: contributos para uma educação em rede. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148300. Acesso em: 29 mar. 2022.

MORAN, J; Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F.M. (orgs.), Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: PENSO, 2015, p. 27-45

MOREIRA, J.A.; SCHLEMMER, E.; Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG. v. 20, 63438, 2020

OLIVEIRA, C.A.; MERCADO, L.P.L.; Estratégias didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem em matemática no mundo digital virtual em 3D Open Sim. Interfaces Científicas, v. 9, n. 2, p. 25 – 50, 2020.

PIMENTA, S.G.; O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, n. 94, p. 58-73, 1995

RABELO, L.O.; ABIB, M.L.V.S.; AZEVEDO, M.N. Estágio com pesquisa na formação inicial de professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente. Ciência e Educação, v. 27, e21001, 2021.

SILVA, R.; SATO, M. Mapa Social-mapeando grupos sociais do Estado de Mato Grosso-Brasil. Cuiabá: UFMT/GPEA>MS, 2011, 62p
Publicado
09/05/2022
AYRES, Frederico; TORRES, Glauce Viana Souza; KOEHLER, Cristiane. Ressignificações no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UFMT, Modalidade a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20386.