A Importância de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Formação Docente para Atuação na EaD

Resumo


Vivemos na era tecnológica, na qual o professor é nomeado imigrante digital e precisa estar capacitado para planejar e propor atividades diversificadas aos nativos digitais (aprendizes) todavia, percebe-se que na formação inicial docente existe um gap1 relacionado ao uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), fato que impacta diretamente nas práticas pedagógicas. É notório que os aprendentes desta geração evocam estratégias didáticas que não apenas os tornem protagonistas da sua aprendizagem, mas os ajudem a desenvolver habilidades e competências para a vida. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi fomentar práticas pedagógicas inovadoras na formação docente para atuação na educação a distância. A partir das leituras realizadas, conclui-se que ainda é uma realidade distante inserir as práticas pedagógicas inovadoras na formação docente visto que, a marca de um ensino tradicional ainda perpetua tanto no ensino presencial quanto na educação a distância, seja pela falta de conhecimento das novas metodologias, quanto na resistência dos docentes em mudar sua prática de ensino por medo ou insegurança. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e a fundamentação teórica foi construída por meio de revisões bibliográficas, artigos, livros e periódicos.

Palavras-chave: Letramento Digital, Formação Docente, Metodologias Ativas, Prática Pedagógica, Inovadoras, Educação a Distância

Referências

GOULART, Cecília. Letramento e novas tecnologias: questões para a prática pedagógica. In: RIBEIRO, Ana E.; COSCARELLI, Carla V. Letramento digital - Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Grupo Autêntica, 2007. 9788582179239. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582179239/. Acesso em: 05 abr. 2022.

INEP. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: [link]. Acesso em 01/4/2022.

LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para debate de uma nova agenda edu-cativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; DA SILVA LORETO, Elgion Lucio. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.

LUDOVICO, F. M.; MOLON, J.; BARCELLOS, P. D. S. C. C.; FRANCO, S. R. K. COVID-19: Desafios dos Docentes na Linha de Frente da Educação. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 58-74, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166. Acesso em: 5 abr. 2022.

MACHADO, D. P.; MORAES, M. G. S. Educação a Distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Érica, 2015.

MINAYO, M. C. S. (Org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MITRE, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M. de. MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.A., 2015. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A.; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, Carla. Letramento digital: do conceito à prática. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2012.

MOTA, A.; WERNER DA ROSA, C. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 28 maio 2018.

OMITTO, Melina Borges; WIEBUSCH, Andressa; DO ROSÁRIO LIMA, Valderez Marina. Inovação no ensino superior: formação docente e práticas pedagógicas em foco. In: X Congresso Íbero-Americano de Docência Universitária. 2018.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 4ª edição: Grupo GEN, 2017.

ROSA JUNIOR, L. C. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

SANTOS, C. P., & Soares, S. R. Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, 22(49), 353-370, 2011.

SPANHOL, Fernando J.; FARIAS, Giovanni Ferreira D.; SOUZA, Márcio Vieira D. EAD. PBL e desafio da educação em rede: metodologias ativas e outras práticas na formação do educador coinvestigador: Editora Blucher, 2018.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Fabíola Freire da; SILVA, Erica de Souza; LARRÉ, Julia. A Importância de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Formação Docente para Atuação na EaD. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20387.