A Importância de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Formação Docente para Atuação na EaD
Resumo
Vivemos na era tecnológica, na qual o professor é nomeado imigrante digital e precisa estar capacitado para planejar e propor atividades diversificadas aos nativos digitais (aprendizes) todavia, percebe-se que na formação inicial docente existe um gap1 relacionado ao uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), fato que impacta diretamente nas práticas pedagógicas. É notório que os aprendentes desta geração evocam estratégias didáticas que não apenas os tornem protagonistas da sua aprendizagem, mas os ajudem a desenvolver habilidades e competências para a vida. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi fomentar práticas pedagógicas inovadoras na formação docente para atuação na educação a distância. A partir das leituras realizadas, conclui-se que ainda é uma realidade distante inserir as práticas pedagógicas inovadoras na formação docente visto que, a marca de um ensino tradicional ainda perpetua tanto no ensino presencial quanto na educação a distância, seja pela falta de conhecimento das novas metodologias, quanto na resistência dos docentes em mudar sua prática de ensino por medo ou insegurança. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e a fundamentação teórica foi construída por meio de revisões bibliográficas, artigos, livros e periódicos.
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