Tecnologias e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo sobre os Discursos dos Docentes do Instituto Federal de Goiás
Resumo
Este escrito integra um estudo que teve como objetivo investigar e analisar os discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica – EJA-EPT no Instituto Federal de Goiás IFG. O estudo foi realizado nos cursos técnicos integrados na modalidade EJA, ofertados pelo IFG, Câmpus Anápolis, a saber: Secretaria Escolar e Transporte de Cargas. O aporte teórico fundamenta-se na teoria crítica da tecnologia como construto social a partir dos pressupostos do filósofo Andrew Feenberg e outros estudiosos do tema. A abordagem sobre a EJA EPT teve respaldo de Miguel González Arroyo; Marise Nogueira Ramos; MadAna Desirré R. Castro, dentre outros. Consistiu-se em uma abordagem fundamentada nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e teve como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada, direcionados a 17 docentes dos cursos investigados. A análise dos dados apontou para a predominância de discursos assentados nas concepções instrumentalistas e deterministas segundo as quais os usos das tecnologias são pautados no domínio das funções técnicas dos aparatos objetivando atender às inovações do mercado de trabalho.
Referências
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