Tecnologias e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo sobre os Discursos dos Docentes do Instituto Federal de Goiás

Resumo


Este escrito integra um estudo que teve como objetivo investigar e analisar os discursos docentes sobre as tecnologias nas práticas educativas da Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica – EJA-EPT no Instituto Federal de Goiás IFG. O estudo foi realizado nos cursos técnicos integrados na modalidade EJA, ofertados pelo IFG, Câmpus Anápolis, a saber: Secretaria Escolar e Transporte de Cargas. O aporte teórico fundamenta-se na teoria crítica da tecnologia como construto social a partir dos pressupostos do filósofo Andrew Feenberg e outros estudiosos do tema. A abordagem sobre a EJA EPT teve respaldo de Miguel González Arroyo; Marise Nogueira Ramos; MadAna Desirré R. Castro, dentre outros. Consistiu-se em uma abordagem fundamentada nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético e teve como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada, direcionados a 17 docentes dos cursos investigados. A análise dos dados apontou para a predominância de discursos assentados nas concepções instrumentalistas e deterministas segundo as quais os usos das tecnologias são pautados no domínio das funções técnicas dos aparatos objetivando atender às inovações do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Práticas educativas e tecnologias, Tecnologia e educação, Tecnologia e EJA EPT

Referências

ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Dos sentidos da tecnologia à convergência com a educação. Barzilian Journal oj Development. Curitiba, v. 6, n. 6, p. 34970-34979. Junho, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/11227. Acesso em 08 jul. 2021.

DUARTE, Newton. Teorias Pedagógicas (Porque estudá-las). Youtube. 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uCHSUjiQjPQ. Acesso em 16 de nov. 2021.

FEENBERG, Andrew. O que é filosofia da tecnologia? 2003. Disponível em https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em 23 de set 2020.

PARO, V. H. Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989. Disponível em [link]. Acesso em 13 de set 2020.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
Publicado
09/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
COELHO, Lenir de Jesus Barcelos; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologias e Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos: um Estudo sobre os Discursos dos Docentes do Instituto Federal de Goiás. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 4. , 2022, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2022.20390.