A elaboração de um curso EaD para formação de formadores na perspectiva bilíngue (Libras-Português): um relato de experiência

  • Caroline Lengert IFSC
  • Bruna Crescêncio Neves IFSC
  • Mairla Pereira Pires Costa UFSC

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de elaboração do Curso de Alfabetização e Letramento de crianças surdas: aspectos teóricos e práticos, produzido para a formação de formadores em uma perspectiva bilíngue e ofertado na modalidade a distância em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue (DIPEBS/SECADI/|MEC). Tendo em vista a necessidade de formação de profissionais capacitados para atuarem na educação de surdos, a DIPEBS tem investido em projetos voltados para a formação continuada de professores da educação básica em todo o Brasil. Para a elaboração do curso, constituiu-se uma equipe interdisciplinar composta por 20 profissionais, dentre eles, professores conteudistas, designers gráficos (DG), designer instrucional (DI), designer de plataforma e de conteúdo, equipe de tradução para Libras e editor de vídeo para contribuírem na elaboração de um curso bilíngue (Libras-Português). Dentre os principais resultados, podemos destacar a qualidade dos materiais produzidos, onde os textos apresentam dialogicidade, sequência lógica dos assuntos, estímulo à participação do aluno a partir dos elementos instrucionais desenvolvidos. Além disso, a disponibilização de todos os materiais em Libras aliada a uma organização visual que favorece o público surdo e ouvinte é um dos principais diferenciais do curso.

Palavras-chave: Formação de formadores, Educação bilíngue, Curso a distância

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Publicado
04/09/2024
LENGERT, Caroline; NEVES, Bruna Crescêncio; COSTA, Mairla Pereira Pires. A elaboração de um curso EaD para formação de formadores na perspectiva bilíngue (Libras-Português): um relato de experiência. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 59-66. ISSN 2763-8995.