A elaboração de um curso EaD para formação de formadores na perspectiva bilíngue (Libras-Português): um relato de experiência
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de elaboração do Curso de Alfabetização e Letramento de crianças surdas: aspectos teóricos e práticos, produzido para a formação de formadores em uma perspectiva bilíngue e ofertado na modalidade a distância em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue (DIPEBS/SECADI/|MEC). Tendo em vista a necessidade de formação de profissionais capacitados para atuarem na educação de surdos, a DIPEBS tem investido em projetos voltados para a formação continuada de professores da educação básica em todo o Brasil. Para a elaboração do curso, constituiu-se uma equipe interdisciplinar composta por 20 profissionais, dentre eles, professores conteudistas, designers gráficos (DG), designer instrucional (DI), designer de plataforma e de conteúdo, equipe de tradução para Libras e editor de vídeo para contribuírem na elaboração de um curso bilíngue (Libras-Português). Dentre os principais resultados, podemos destacar a qualidade dos materiais produzidos, onde os textos apresentam dialogicidade, sequência lógica dos assuntos, estímulo à participação do aluno a partir dos elementos instrucionais desenvolvidos. Além disso, a disponibilização de todos os materiais em Libras aliada a uma organização visual que favorece o público surdo e ouvinte é um dos principais diferenciais do curso.
Referências
BRASIL. Lei n.10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.
BRASIL. Lei n.14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jun. 2023.
BRASIL. Relatório do Grupo de Trabalho, designado pelas Portarias nº1.060/2013 e nº91/2013, contendo subsídios para a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SECADI, 2014.
COSTA, J. W. da; GROSSI, M. G. R.; DA SILVA, E. R. Design para EAD: metodologia recursiva para produção de materiais didáticos. Poiésis, Unisul, Tubarão, v.10, n.Especial, p.84-96, jun./dez. 2016.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education, 2008.
GAMEZ, L.. A estruturação de cursos em EAD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. v.2. 2.ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.
HORN, V. A linguagem do material didático impresso de cursos a distância. Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.23, n.42, p.119-130, jul./dez.2014.
MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (orgs.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: MEC/SEED, 2005. p.146-148.
MOREIRA, M. G. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. v.1. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
SALES, M. V. S.. Uma reflexão sobre a produção do material didático para EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais eletrônicos… Florianópolis: ABED, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 jun. 2024.