Análise Audiovisual dos 3E’s – um Modelo Estruturalista Fundamentado na Análise da Ética, Estética e Estrutura do Produto Audiovisual

  • Marcio Tadeu da Costa IFSC

Resumo


A utilização de produtos audiovisuais como instrumentos da aprendizagem na educação à distância, impõe a necessidade de uma compreensão analítica, para os indivíduos emissores da mensagem audiovisual, apresentando como problematização, se uma análise estruturalista, baseada em um modelo e suas variantes, possibilita uma compreensão acurada do produto audiovisual. Este artigo objetiva modelar a análise do discurso cinematográfico por meio da identificação das variantes de três subgrupos; Ética, Estética e Estrutura, possibilitando uma compreensão precisa do produto audiovisual. O estudo de objetivo exploratória, buscou aprimorar a análise do produto audiovisual por meio do levantamento bibliográfico sobre a linguagem audiovisual . O texto apresenta-se seu desenvolvimento em três partes: fundamentos linguísticos de ética audiovisual, fundamentos linguísticos de estética audiovisual e fundamentos linguísticos de estrutura audiovisual. Conclui-se que a ferramenta apresentada, baseada no modelo estruturalista, possibilitando uma compreensão acurada do produto audiovisual, por meio da percepção em três facetas do produto audiovisual, ampliando a geração de constructos analíticos, a melhor compreensão e por fim da produção de objetos de aprendizagem que utilizam a linguagem audiovisual.

Palavras-chave: Análise estrutural, Produto audiovisual, Objetos de aprendizagem

Referências

ANDREW, James Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas da Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch, Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARNWELL, Jane. Fundamentos da produção cinematográfica. Porto Alegre: Bookman, 2013.

EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Brasiliense: São Paulo, 2013.

MERTEN, Luiz Carlos. Entre a realidade e o artifício. Porto Alegre: Artes e Ofício, 2003.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, R. Falando ao pé da letra: a constituição da narrativa e do letramento. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ROJO, R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

VANOYE, Francis, GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

VIANA, Nildo. Cinema e mensagem: análise e assimilação. Porto Alegre: Asterisco, 2012.

XAVIER, Ismael. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Publicado
04/09/2024
COSTA, Marcio Tadeu da. Análise Audiovisual dos 3E’s – um Modelo Estruturalista Fundamentado na Análise da Ética, Estética e Estrutura do Produto Audiovisual. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 75-81. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30904.