Análise Audiovisual dos 3E’s – um Modelo Estruturalista Fundamentado na Análise da Ética, Estética e Estrutura do Produto Audiovisual

  • Marcio Tadeu da Costa IFSC

Resumo


A utilização de produtos audiovisuais como instrumentos da aprendizagem na educação à distância, impõe a necessidade de uma compreensão analítica, para os indivíduos emissores da mensagem audiovisual, apresentando como problematização, se uma análise estruturalista, baseada em um modelo e suas variantes, possibilita uma compreensão acurada do produto audiovisual. Este artigo objetiva modelar a análise do discurso cinematográfico por meio da identificação das variantes de três subgrupos; Ética, Estética e Estrutura, possibilitando uma compreensão precisa do produto audiovisual. O estudo de objetivo exploratória, buscou aprimorar a análise do produto audiovisual por meio do levantamento bibliográfico sobre a linguagem audiovisual . O texto apresenta-se seu desenvolvimento em três partes: fundamentos linguísticos de ética audiovisual, fundamentos linguísticos de estética audiovisual e fundamentos linguísticos de estrutura audiovisual. Conclui-se que a ferramenta apresentada, baseada no modelo estruturalista, possibilitando uma compreensão acurada do produto audiovisual, por meio da percepção em três facetas do produto audiovisual, ampliando a geração de constructos analíticos, a melhor compreensão e por fim da produção de objetos de aprendizagem que utilizam a linguagem audiovisual.

Palavras-chave: Análise estrutural, Produto audiovisual, Objetos de aprendizagem

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Publicado
04/09/2024
COSTA, Marcio Tadeu da. Análise Audiovisual dos 3E’s – um Modelo Estruturalista Fundamentado na Análise da Ética, Estética e Estrutura do Produto Audiovisual. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 75-81. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30904.