Análise Audiovisual dos 3E’s – um Modelo Estruturalista Fundamentado na Análise da Ética, Estética e Estrutura do Produto Audiovisual
Resumo
A utilização de produtos audiovisuais como instrumentos da aprendizagem na educação à distância, impõe a necessidade de uma compreensão analítica, para os indivíduos emissores da mensagem audiovisual, apresentando como problematização, se uma análise estruturalista, baseada em um modelo e suas variantes, possibilita uma compreensão acurada do produto audiovisual. Este artigo objetiva modelar a análise do discurso cinematográfico por meio da identificação das variantes de três subgrupos; Ética, Estética e Estrutura, possibilitando uma compreensão precisa do produto audiovisual. O estudo de objetivo exploratória, buscou aprimorar a análise do produto audiovisual por meio do levantamento bibliográfico sobre a linguagem audiovisual . O texto apresenta-se seu desenvolvimento em três partes: fundamentos linguísticos de ética audiovisual, fundamentos linguísticos de estética audiovisual e fundamentos linguísticos de estrutura audiovisual. Conclui-se que a ferramenta apresentada, baseada no modelo estruturalista, possibilitando uma compreensão acurada do produto audiovisual, por meio da percepção em três facetas do produto audiovisual, ampliando a geração de constructos analíticos, a melhor compreensão e por fim da produção de objetos de aprendizagem que utilizam a linguagem audiovisual.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas da Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch, Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARNWELL, Jane. Fundamentos da produção cinematográfica. Porto Alegre: Bookman, 2013.
EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Brasiliense: São Paulo, 2013.
MERTEN, Luiz Carlos. Entre a realidade e o artifício. Porto Alegre: Artes e Ofício, 2003.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R. Falando ao pé da letra: a constituição da narrativa e do letramento. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
ROJO, R. (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
VANOYE, Francis, GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
VIANA, Nildo. Cinema e mensagem: análise e assimilação. Porto Alegre: Asterisco, 2012.
XAVIER, Ismael. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.