Governança e Gestão de Instituições de Ensino Superior Doravante o Ensino Digital: Perspectivas sob a Égie das Teorias Institucional e do Alto Escalão

  • Juliano Reginaldo Corrêa da Silva UFSC
  • Alexandre Marino Costa UFSC

Resumo


Esta pesquisa empreendeu uma análise acerca da gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) no contexto da transformação digital, notadamente considerando os desafios associados à modalidade pedagógica do ensino não presencial. Para tal desiderato, foram conduzidas duas revisões sistemáticas da literatura, valendo-se de metodologias distintas, com o escopo de obter um panorama atualizado sobre o tema em questão. Durante esse processo investigativo, foram identificados 1.503 artigos nas bases de dados selecionadas, submetidos a um crivo meticuloso de filtragem e análise. Dentro do rol de estudos examinados, identificou-se uma carência investigativa no que tange à gestão das IES no contexto do ensino digital, o que se erigiu como o fulcro do problema pesquisado neste estudo. A pesquisa foi alicerçada nos preceitos da Teoria Institucional e da Teoria do Alto Escalão, almejando-se identificar as melhores práticas e áreas essenciais para que a alta administração das IES possa desempenhar suas atribuições de modo satisfatório. Por meio dessas abordagens teóricas, objetivou-se compreender os obstáculos enfrentados pelos gestores das IES, com vistas a proporcionar subsídios para o aprimoramento das práticas de gestão e o aperfeiçoamento do desempenho institucional e discente.

Palavras-chave: Gestão de IES, Teoria do Alto Escalão, Ensino digital, Transformação digital

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Publicado
04/09/2024
SILVA, Juliano Reginaldo Corrêa da; COSTA, Alexandre Marino. Governança e Gestão de Instituições de Ensino Superior Doravante o Ensino Digital: Perspectivas sob a Égie das Teorias Institucional e do Alto Escalão. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 113-120. ISSN 2763-8995.