Institucionalização da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul do Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Nathalia Cirne Diniz Cruz UFSC
  • Rafael Pereira Ocampo Moré UFSC

Resumo


Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é importante para entender a evolução, desafios e perspectivas de uma temática, identificar lacunas e apoiar pesquisas futuras e políticas públicas eficazes. O estudo teve por objetivo realizar uma RSL, entre 2004 e 2024, para apresentar o cenário das dissertações e teses sobre a Institucionalização da Educação a Distância em Instituições Públicas de Ensino Superior da região Sul do Brasil. A metodologia adotada foi a RSL, que envolveu a definição do tema, escolha das fontes e coleta de documentos, criação de métodos para busca avançada, seleção de textos e sistematização das informações obtidas. Utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como base de dados e o software Zotero, para a gestão de referências bibliográficas e verificação de duplicidade dos trabalhos. A coleta dos dados foi realizada em etapas, com refinamento e definições de critérios de inclusão e exclusão. Após aplicados os critérios, obteve-se um portfólio de 8 trabalhos acadêmicos, sendo 5 dissertações e 3 teses. Os resultados revelaram uma distribuição desigual, com maior concentração de pesquisas em Universidades Federais, ausência de trabalhos em Universidades Estaduais e Institutos Federais, e o Rio Grande do Sul como o principal polo de produção acadêmica.

Palavras-chave: Institucionalização, Educação a Distância, Instituições Públicas de Ensino Superior, Região Sul

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Publicado
04/09/2024
CRUZ, Nathalia Cirne Diniz; MORÉ, Rafael Pereira Ocampo. Institucionalização da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul do Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 135-143. ISSN 2763-8995.