Institucionalização da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul do Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Nathalia Cirne Diniz Cruz UFSC
  • Rafael Pereira Ocampo Moré UFSC

Resumo


Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é importante para entender a evolução, desafios e perspectivas de uma temática, identificar lacunas e apoiar pesquisas futuras e políticas públicas eficazes. O estudo teve por objetivo realizar uma RSL, entre 2004 e 2024, para apresentar o cenário das dissertações e teses sobre a Institucionalização da Educação a Distância em Instituições Públicas de Ensino Superior da região Sul do Brasil. A metodologia adotada foi a RSL, que envolveu a definição do tema, escolha das fontes e coleta de documentos, criação de métodos para busca avançada, seleção de textos e sistematização das informações obtidas. Utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como base de dados e o software Zotero, para a gestão de referências bibliográficas e verificação de duplicidade dos trabalhos. A coleta dos dados foi realizada em etapas, com refinamento e definições de critérios de inclusão e exclusão. Após aplicados os critérios, obteve-se um portfólio de 8 trabalhos acadêmicos, sendo 5 dissertações e 3 teses. Os resultados revelaram uma distribuição desigual, com maior concentração de pesquisas em Universidades Federais, ausência de trabalhos em Universidades Estaduais e Institutos Federais, e o Rio Grande do Sul como o principal polo de produção acadêmica.

Palavras-chave: Institucionalização, Educação a Distância, Instituições Públicas de Ensino Superior, Região Sul

Referências

CORTES, Marilice. Políticas públicas educacionais: a efetivação da EaD na Unipampa. 2019. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2019.

COSTA, Jociane Rosa de Macedo. O processo de institucionalização da Educação a Distância no Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FELIX, Everton da Silva. Diagnóstico da institucionalização da modalidade EaD na Furg baseado em modelagem de processos. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun. 2024.

LIMA, D. C.B. P.; CRUZ, J. R. Institucionalização da educação a distância no Brasil: desafios e possibilidades. Video Journal of Social and Human Research, 1(1). p. 49-57, 2022. DOI: 10.18817/vjshr.v1i1.15.

NUNES, Carolina Schmitt. Gestão em Educação e Distância: Um Framework baseado em Boas Práticas. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

MOREIRA, Iracema Eliza de Vasconcellos. A institucionalização da Educação a Distância em instituições públicas brasileiras: uma revisão sistemática de literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

REICHEN, Melissa Milleo. Institucionalização dos cursos de graduação na modalidade a distância: políticas públicas federais e suas aplicações em uma universidade pública no estado do Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SPANHOL, Fernando José. Critérios de avaliação institucional para polos de Educação a Distância. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SOUZA, Endrigo Aldori Gonçalves. Educação a distância: uma proposta de institucionalização para a Universidade Federal de Santa Maria. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Institucionalização da Educação a Distância Pública enquanto fenômeno essencialmente dialético. EDUR – Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 8. 2021. DOI: 10.1590/0102-469833842. Disponível em: [link]. Acesso em: 16. jun. 2024.

VIEIRA, Ana Paula. Institucionalização do ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Publicado
04/09/2024
CRUZ, Nathalia Cirne Diniz; MORÉ, Rafael Pereira Ocampo. Institucionalização da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul do Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 135-143. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30912.