A Educação a Distância no Brasil: a Oferta pelo Setor Público e suas Vicissitudes

  • Katia Morosov Alonso UFMT
  • Ana Lara Casagrande UFMT
  • Alessandra Maieski UFMT

Resumo


Trabalhar com a Educação a Distância (EaD) no Brasil significa enfrentar confrontos constantes sobre a díade quantidade versus qualidade. Em anos mais recentes, considerando a expansão vertiginosa de matrículas em cursos de graduação, sobretudo das licenciaturas e por meio do setor privado de cunho mercantilista, tem-se um cenário de tentativas no sentido de coibir tal expansão também via setor público. Essas tentativas esbarram, no entanto, na compreensão sobre as dinâmicas complexas que interferem nessa problemática, como a busca pela lucratividade. Observa-se, atualmente, um movimento para fortalecimento da discussão sobre a institucionalização da EaD em algumas Instituições Públicas de Educação Superior (IPES), o que é fundamental para chegar às questões mais profundas, sobretudo as de caráter didático-pedagógico. O presente trabalho objetiva discutir e refletir sobre tal cenário, trazendo à tona implicações que envolvem pensar/propor formação na educação superior a distância, evidenciando que a falta de elementos sustentadores de parâmetros pedagógicos redunda no laissez faire, que possibilita a expansão mencionada. Com base em análise documental, apresentam-se os argumentos que indicam a perspectiva dependente de editais para a oferta de formação pela EaD por parte do setor público e a carência da identidade institucional relacionada à EaD.

Palavras-chave: Educação Superior a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Modelo de oferta da EaD

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Publicado
04/09/2024
ALONSO, Katia Morosov; CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra. A Educação a Distância no Brasil: a Oferta pelo Setor Público e suas Vicissitudes. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 183-190. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30918.