A Inclusão nos Cursos Brasileiros de Graduação em Música à Distância

  • Gleisson do Carmo Oliveira UERN

Resumo


Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que investigou a presença da temática inclusão nos currículos dos cursos de graduação em Música à distância, nas instituições públicas do Brasil. Após um levantamento das universidades públicas ofertantes do curso de Música a distância, por meio de uma pesquisa documental, foram verificados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), com vistas à compreensão dos mecanismos utilizados para a inserção de temáticas inclusivas em tais programas formativos. Os resultados indicam que todas as instituições identificadas abordam práticas pedagógicas em seus componentes, indício de certo cuidado no tangir ao fornecimento de preparo prático para o ensino de música para pessoas com deficiência. Porém as disciplinas ofertadas carecem, ainda, de atenção, sobretudo, em relação às terminologias presentes nas ementas, por vezes desatualizadas, e às referências bibliográficas sugeridas, eventualmente, baseadas tão somente em áreas não musicais.

Palavras-chave: Inclusão, Música, EaD, Currículo, Brasil

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Publicado
04/09/2024
OLIVEIRA, Gleisson do Carmo. A Inclusão nos Cursos Brasileiros de Graduação em Música à Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 206-213. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30921.