A Inclusão nos Cursos Brasileiros de Graduação em Música à Distância

  • Gleisson do Carmo Oliveira UERN

Resumo


Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que investigou a presença da temática inclusão nos currículos dos cursos de graduação em Música à distância, nas instituições públicas do Brasil. Após um levantamento das universidades públicas ofertantes do curso de Música a distância, por meio de uma pesquisa documental, foram verificados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), com vistas à compreensão dos mecanismos utilizados para a inserção de temáticas inclusivas em tais programas formativos. Os resultados indicam que todas as instituições identificadas abordam práticas pedagógicas em seus componentes, indício de certo cuidado no tangir ao fornecimento de preparo prático para o ensino de música para pessoas com deficiência. Porém as disciplinas ofertadas carecem, ainda, de atenção, sobretudo, em relação às terminologias presentes nas ementas, por vezes desatualizadas, e às referências bibliográficas sugeridas, eventualmente, baseadas tão somente em áreas não musicais.

Palavras-chave: Inclusão, Música, EaD, Currículo, Brasil

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

BRASIL. Decreto n. 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001.

BRASIL. Decreto n. 5626, de 22 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras. Brasília, 25 de abril de 2002.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência.

CORDEIRO, K.; SOARES, L. Música, Inclusão e Formação Docente nas Universidades Federais Brasileiras: Reflexões a Partir das Disciplinas Específicas de Educação Musical Especial/Inclusiva. ORFEU, Florianópolis, v. 8, n. 1, p.9-37, jun. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

LOURO, V. S. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

SASSAKI, K. R. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN. Projeto Pedagógico do Curso de Música modalidade à distância. São Luís, 2018.

FACULDADE DE LETRAS E ARTES - FALA. Projeto Pedagógico do Curso de Música modalidade à distância. Mossoró, 2018.

ESCOLA DE MÚSICA. Projeto Pedagógico do Curso de Música modalidade à distância. Salvador, 2021. FACULDADE DE ARTES. Projeto Pedagógico do Curso de Música modalidade à distância. Manaus, 2018.

CENTRO DE CULTURA, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS APLICADAS - CECULT. Projeto Pedagógico do Curso de Música Popular modalidade à distância. Bahia, 2021.

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS. Projeto Pedagógico do Curso de Música modalidade à distância. São Carlos, 2019.
Publicado
04/09/2024
OLIVEIRA, Gleisson do Carmo. A Inclusão nos Cursos Brasileiros de Graduação em Música à Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 206-213. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30921.