A Intensificação e Precarização do Trabalho do Professor-Tutor em EaD na UEG

  • Suelaynne Lima da Paz UEG
  • Gilberto Rosa Campos UEG

Resumo


A discussão sobre as condições de trabalho de professores-tutores na modalidade a distância nas graduações constitui um debate importante, considerando o contexto de crescimento da EaD na Educação Superior nas últimas décadas. Nesta pesquisa buscamos identificar e analisar sob quais estruturas institucionais os professores-tutores têm realizado seu trabalho no Centro de Ensino e Aprendizagem (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Para tanto, a pesquisa foi organizada em duas etapas, na primeira fez-se uma revisão de literatura na Base Scielo com análise de 61 artigos científicos no período de 1999 a 2021. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário online semiestruturado com 40 professores-tutores. A intensificação do trabalho do professor-tutor apresenta-se como uma realidade na UEG, tendo em vista a atribuição de atividades de gestão acadêmica que extrapolam a mediação do processo ensino-aprendizagem. A precarização das condições de trabalho é apontada no que concerne, a problemas técnicos/tecnológicos no ambiente virtual de aprendizagem e conteúdos de disciplinas considerados contraditórios, tais aspectos combinamos indicam que a intensificação e precarização encontradas no campo educacional, reverbera na EaD, mas se expressa nas especificidades dessa modalidade educacional.

Palavras-chave: Professor-Tutor, Trabalho Docente, Modalidade de Educação a Distância, EaD

Referências

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Publicado
04/09/2024
PAZ, Suelaynne Lima da; CAMPOS, Gilberto Rosa. A Intensificação e Precarização do Trabalho do Professor-Tutor em EaD na UEG. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 214-221. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30922.