A Intensificação e Precarização do Trabalho do Professor-Tutor em EaD na UEG

  • Suelaynne Lima da Paz UEG
  • Gilberto Rosa Campos UEG

Resumo


A discussão sobre as condições de trabalho de professores-tutores na modalidade a distância nas graduações constitui um debate importante, considerando o contexto de crescimento da EaD na Educação Superior nas últimas décadas. Nesta pesquisa buscamos identificar e analisar sob quais estruturas institucionais os professores-tutores têm realizado seu trabalho no Centro de Ensino e Aprendizagem (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Para tanto, a pesquisa foi organizada em duas etapas, na primeira fez-se uma revisão de literatura na Base Scielo com análise de 61 artigos científicos no período de 1999 a 2021. Na segunda etapa realizamos a aplicação de um questionário online semiestruturado com 40 professores-tutores. A intensificação do trabalho do professor-tutor apresenta-se como uma realidade na UEG, tendo em vista a atribuição de atividades de gestão acadêmica que extrapolam a mediação do processo ensino-aprendizagem. A precarização das condições de trabalho é apontada no que concerne, a problemas técnicos/tecnológicos no ambiente virtual de aprendizagem e conteúdos de disciplinas considerados contraditórios, tais aspectos combinamos indicam que a intensificação e precarização encontradas no campo educacional, reverbera na EaD, mas se expressa nas especificidades dessa modalidade educacional.

Palavras-chave: Professor-Tutor, Trabalho Docente, Modalidade de Educação a Distância, EaD

Referências

MANCEBO, Deise; LIMA, K. Trabalho docente no contexto de expansão da educação superior. Rio de Janeiro: Rede UNIVERSITAS, 2011.

MATTAR, João et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-23, 2020.

MENDES, Vanderleine. O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p.103-132, jun., 2012.

PAZ, Suelaynne Lima da; CAMPOS, Gilberto Rosa. Campos. A precarização do trabalho do Professor-tutor. In: MARTINS, Inés; FARIA, Juliana Guimarães. Relatos e reflexões sobre Educação a Distância: um diálogo entre Brasil e Espanha. Goiânia: Cegraf UFG, 2023.

PAZ, Suelaynne Lima da. Políticas para educação superior e suas implicações no trabalho, profissão e profissionalização em unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). 2016. 244 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea).

SOUZA, Aparecida Neri de. Professores, modernização e precarização. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013.
Publicado
04/09/2024
PAZ, Suelaynne Lima da; CAMPOS, Gilberto Rosa. A Intensificação e Precarização do Trabalho do Professor-Tutor em EaD na UEG. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 214-221. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30922.