BioCraft: Aprendendo Microbiologia por Meio da Construção de Game
Resumo
A forma de aprender e ensinar tem mudado drasticamente nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19. Novas estratégias e ferramentas de aprendizagem devem ser colocadas em prática para engajar os estudantes e também potencializar as habilidades destes em sala de aula. A partir do isolamento social da pandemia, surgem obrigatoriamente novas estratégias de ensino, avaliação e aprendizagem que revelam potenciais dos estudantes desconhecidos pelos professores até então. Assim surge o BioCraft, um game criado na plataforma de Minecraft voltado para a aprendizagem de microbiologia, desenvolvido por estudantes e testado e socializado com seus pares, resultando em aprendizagem, descontração e vislumbre de oportunidades e conhecimentos. O entendimento de que estudar de forma divertida é mais eficiente. Este estudo nos mostra também a necessidade de mudanças na forma de ensinar e aprender, juntamente com as mudanças nas políticas educacionais, formação de professores e do investimento de recursos para que a educação aconteça de forma plena.
Referências
PRENSKY, Marc. Digital Game-Based Learning: Practical Ideas for the Application of Digital Game-Based Learning. McGraw-Hill. Traduzido para o português como: PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2001.
SOUZA, Rosilena Siveiro de. Escolas Infantis: Leitura e escrita. Erechim: Edelbra, 1997.
VIANNA, Ysmar et al. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.