BioCraft: Aprendendo Microbiologia por Meio da Construção de Game

  • Luciana Senter IFSC
  • Daniel Finatto da Chaga IFSC
  • Emmanuel Filippi IFSC
  • Jacinta Lúcia Rizzi Marcom IFSC

Resumo


A forma de aprender e ensinar tem mudado drasticamente nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19. Novas estratégias e ferramentas de aprendizagem devem ser colocadas em prática para engajar os estudantes e também potencializar as habilidades destes em sala de aula. A partir do isolamento social da pandemia, surgem obrigatoriamente novas estratégias de ensino, avaliação e aprendizagem que revelam potenciais dos estudantes desconhecidos pelos professores até então. Assim surge o BioCraft, um game criado na plataforma de Minecraft voltado para a aprendizagem de microbiologia, desenvolvido por estudantes e testado e socializado com seus pares, resultando em aprendizagem, descontração e vislumbre de oportunidades e conhecimentos. O entendimento de que estudar de forma divertida é mais eficiente. Este estudo nos mostra também a necessidade de mudanças na forma de ensinar e aprender, juntamente com as mudanças nas políticas educacionais, formação de professores e do investimento de recursos para que a educação aconteça de forma plena.

Palavras-chave: Relato de experiência, Gamificação na Biologia, Microbiologia

Referências

MOITA, Filomena Maria Gonçalves Silva Cordeiro. Game on: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. São Paulo: Alínea, 2007.

PRENSKY, Marc. Digital Game-Based Learning: Practical Ideas for the Application of Digital Game-Based Learning. McGraw-Hill. Traduzido para o português como: PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2001.

SOUZA, Rosilena Siveiro de. Escolas Infantis: Leitura e escrita. Erechim: Edelbra, 1997.

VIANNA, Ysmar et al. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
Publicado
04/09/2024
SENTER, Luciana; CHAGA, Daniel Finatto da; FILIPPI, Emmanuel; MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi. BioCraft: Aprendendo Microbiologia por Meio da Construção de Game. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 246-252. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2024.30926.