Formação a Distância em Criatividade em Matemática com Professores da Educação Básica

  • Hênio Delfino Ferreira de Oliveira IFB / UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli UNIOESTE

Resumo


Pesquisas recentes destacam a importância de desenvolver a criatividade em matemática em sala de aula, evidenciando a necessidade de preparar os professores para promover o pensamento crítico e criativo. Apresentamos aqui um Programa de formação continuada com professores de matemática, focado no desenvolvimento da criatividade a partir de Problemas Abertos, devido à sua capacidade de permitir múltiplas soluções e interpretações. A metodologia empregada para a constituição teórica foi bibliográfica e reflexiva na qual se propõe uma abordagem ampla da criatividade, avançando para aspectos específicos da matemática, e a partir de três pilares, que possuem objetivos específicos e bases pedagógicas distintas: ensinar sobre, para e com criatividade, utilizando Problemas Abertos como base. O Programa foi estruturado em práticas iniciais, guiadas e autônomas, e é dividido em duas fases principais, envolvendo atividades síncronas e assíncronas que abrangem estudos teóricos sobre criatividade e aplicações práticas na Educação Matemática, enfatizando a participação ativa, colaboração e reflexão contínua dos professores. A formação também foi delineada por suas metodologias netnológica e longitudinal, que utilizam técnicas etnográficas adaptadas para ambientes digitais, permitindo um acompanhamento prolongado das práticas educativas. Conclui-se que é possível propor uma formação que tenha potencial para desenvolver a criatividade docente em matemática, por meio de Problemas Abertos.

Palavras-chave: Educação Matemática, Criatividade em Matemática, Formação Docente

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Publicado
04/09/2024
OLIVEIRA, Hênio Delfino Ferreira de; BOSCARIOLI, Clodis. Formação a Distância em Criatividade em Matemática com Professores da Educação Básica. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 5. , 2024, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 283-291. ISSN 2763-8995.