O Ensino Híbrido da Ciência Ambiental na Lei de Gerenciamento de Resíduos aos Trabalhadores Vulneráveis: Predomínio Presencial
Resumo
Este trabalho escrito sem o uso de inteligência artificial, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera UNIDERP, cujo objetivo foi analisar as contribuições do ensino da ciência ambiental presente na Lei Municipal nº 1.056/2015 para a formação de trabalhadores da coleta de resíduos sólidos do município de Chapadão do Sul/MS. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural e foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Inicialmente, foi planejada uma proposta de ensino híbrido, articulando atividades presenciais e recursos tecnológicos. Entretanto, limitações relacionadas à infraestrutura tecnológica exigiram a reorganização da proposta metodológica, resultando no predomínio das atividades presenciais. O processo formativo abordou conhecimentos científicos relacionados ao gerenciamento dos resíduos sólidos, à preservação ambiental, à saúde ocupacional e à segurança no trabalho, a partir da legislação municipal. Os resultados evidenciaram ampliação dos conhecimentos dos participantes acerca das práticas de gerenciamento de resíduos, da proteção ambiental e dos riscos ocupacionais inerentes à atividade. Conclui-se que a formação contribuiu para fortalecer a compreensão dos trabalhadores sobre sua atuação socioambiental e evidenciou o potencial da legislação ambiental como instrumento educativo voltado à promoção da educação científica e da conscientização ambiental.
Palavras-chave:
Recursos da natureza, Tecnologias digitais, Educação a distância
Referências
CHAPADÃO DO SUL. Lei Municipal nº 1.056, de 2015. Dispõe sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos no município de Chapadão do Sul/MS. Chapadão do Sul, MS, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Juiz de Fora: UFJF, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica. São Paulo: Cortez, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Juiz de Fora: UFJF, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica. São Paulo: Cortez, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Publicado
26/08/2026
Como Citar
LIMA, Kátia Andressa Araújo Ferreira de; BATISTA, Erlinda Martins.
O Ensino Híbrido da Ciência Ambiental na Lei de Gerenciamento de Resíduos aos Trabalhadores Vulneráveis: Predomínio Presencial. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD), 6. , 2026, Goiânia/GO.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2026
.
p. 418-422.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/sead.2026..
