Leitura Midíatica: o Consumo de Conteúdo Jornalístico por Estudantes durante a Pandemia
Resumo
Reflexionar é, sem dúvida, a melhor forma que temos para encontrar soluções aos diversos desafios do cenário educacional, assim, este trabalho tem por finalidade provocar a reflexão dos profissionais da educação, sobre o interesse de leitura dos estudantes em meio à Pandemia de Covid-19. O objetivo é discutir os dados de uma pesquisa a respeito de leituras realizadas, pelos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma instituição municipal localizada na periferia da cidade de Barra do Garças MT, em meio ao contexto de pandemia. Optamos pela pesquisa quantitativa com a realização de um questionário fechado a respeito das preferências de leituras realizadas pelos estudantes, os meios utilizados e os gêneros priorizados neste momento pandêmico. Para isso, 105 (cento e cinco) estudantes dos anos finais do ensino fundamental responderam a 7 (sete) questões de múltipla escolha. A análise dos dados conta com os referenciais teóricos de Bakhtin (2003), Kleiman (2013) e Marcuschi (2003); Santaella (2004) e que trazem reflexões, respectivamente, a respeito de leitura e do novo tipo de leitor. Conforme mostram os dados, houve uma mudança na preferência dos leitores, alargando o consumo midiático e a leitura de notícias e reportagens na busca por informação.
Referências
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