Narrativas Literárias Infantis e Juvenis: a Produção de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I
Resumo
Objetiva-se refletir sobre uma pesquisa desenvolvida em um projeto interventivo no Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, no ano de 2020 com a orientação da Prof.ª. Dr.ª Elizete Dall' Comune Hunhoff. Este abordou processos de leitura e produção textual, sob a perspectiva dos estudos literários, embasados de acordo com o referencial teórico-metodológico da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1967), e outros autores que discorrem sobre o ensino da literatura, a formação do leitor e o letramento literário. No recorte apresentado seleciona-se textos de literatura infantil e juvenil com a temática sobre o meio ambiente que proporcionou reflexão e interação a alunos do 5º Ano - 2º Ciclo do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Campo Vila União, localizada em Primavera do Leste, MT, sobre as transformações ambientais que o município sofre ao longo dos anos. Baseia-se nas metodologias ativas e pesquisa-ação para desenvolver-se as práticas de ensino literário, numa sequência de atividades com momentos motivacionais e vivências de leituras de diversos gêneros textuais, tais como: contos, poemas, filmes, fotografias, letras de música, entrevistas, produções autorais e exposições, em aulas virtuais/remotas devido à pandemia da Covid-19 que assolou todo o planeta, nos anos de 2020 e 2021.
Referências
CÂNDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p.171-193.
COCCO, Marta Helena. O ensino da Literatura Produzida em Mato Grosso: regionalismo e identidades. Cuiabá: Cathedral Publicações, 2006.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução Laura Sandroni. 1. ed. São Paulo: Global, 2017.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
ESCOLA ESTADUAL CAMPO VILA UNIÃO. Projeto Político Pedagógico. Primavera do Leste, 2019.
FLECK, Gilmei Francisco (org.). Literatura Infantojuvenil: desafios para o letramento literário – pesquisas e experiências no âmbito escolar. Curitiba: CRV, 2017.
HUNHOFF, Elizete Dall’Comune. Literatura e leitura – concepções sobre o ensino de literatura e a formação do leitor. Revista Ecos, v. 11, n. 02, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 nov. 2019.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.
LAJOLO, Marisa; ZLBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira. Histórias & Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática. 1999.
MAHON, Eduardo. A literatura contemporânea em Mato Grosso. 1. ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2021.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso: Anos Iniciais. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Seduc, 2018.
MORÁN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH & MORAN (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues(org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. v. 40: Série Estratégias de Ensino.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. aum. São Paulo: Cortez, 2005.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 6. ed. Rio de Janeiro: DIFEL: 2016.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
ZLBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.