Narrativas Literárias Infantis e Juvenis: a Produção de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I

  • Rosilane Silva dos Santos UNEMAT

Resumo


Objetiva-se refletir sobre uma pesquisa desenvolvida em um projeto interventivo no Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, no ano de 2020 com a orientação da Prof.ª. Dr.ª Elizete Dall' Comune Hunhoff. Este abordou processos de leitura e produção textual, sob a perspectiva dos estudos literários, embasados de acordo com o referencial teórico-metodológico da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1967), e outros autores que discorrem sobre o ensino da literatura, a formação do leitor e o letramento literário. No recorte apresentado seleciona-se textos de literatura infantil e juvenil com a temática sobre o meio ambiente que proporcionou reflexão e interação a alunos do 5º Ano - 2º Ciclo do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Campo Vila União, localizada em Primavera do Leste, MT, sobre as transformações ambientais que o município sofre ao longo dos anos. Baseia-se nas metodologias ativas e pesquisa-ação para desenvolver-se as práticas de ensino literário, numa sequência de atividades com momentos motivacionais e vivências de leituras de diversos gêneros textuais, tais como: contos, poemas, filmes, fotografias, letras de música, entrevistas, produções autorais e exposições, em aulas virtuais/remotas devido à pandemia da Covid-19 que assolou todo o planeta, nos anos de 2020 e 2021.

Palavras-chave: Literatura, Leitura, Ensino, Narrativa infantil e juvenil

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Publicado
08/11/2021
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SANTOS, Rosilane Silva dos. Narrativas Literárias Infantis e Juvenis: a Produção de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 36-42.