Insatisfação de Adolescentes com o Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia

  • Carolina Ferreira Peterle UFMT
  • Caroline Lima Fonseca UFMT
  • Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas UFMT
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva UFMT

Resumo


A pandemia de COVID-19 tem implicado em inúmeras alterações na vida diária da população mundial, particularmente, a quarentena doméstica, a suspensão das aulas presenciais e a imposição do ensino remoto emergencial tem refletido na qualidade da educação infantojuvenil. Dessa forma, este estudo objetivou analisar a satisfação de adolescentes jovens com o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido com adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas e privadas de Cuiabá, Mato Grosso. Através dos dados obtidos, constatou-se o predomínio do descontentamento com a qualidade do ensino por meio dos relatos de incompreensão dos conteúdos, da falta de estar em sala de aula e interagir presencialmente com os pares e professores, da sensação de solidão e da dificuldade no controle do uso de dispositivos durante as aulas, sentimentos que podem implicar em sofrimento psicológico e outras condições de saúde mental. Considera-se que há uma insatisfação com o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 por parte dos adolescentes, pois este foi insuficiente para assegurar uma aprendizagem significativa com a construção do conhecimento necessário para o ensino médio.

Palavras-chave: Aprendizado online, Tecnologia, Adolescentes, Ensino Médio, Covid-19

Referências

AQUINO, Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2423-2446, 2020. Disponível em: [link]

BANCO MUNDIAL. Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERG, Juliana; BLUM VESTENA, Carla Luciane; COSTA-LOBO, Cristina. Criatividade e Autonomia em Tempo de Pandemia: Ensaio Teórico a partir da Pedagogia Social. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v.9, n. 3, 2020.

COLETIVO INTERVOZES. Educação a Distância (EaD) não resolve os desafios do momento e pode aprofundar desigualdades: nota conjunta com o Coletivo Intervozes. In: Campanha nacional pelo direito á educação. São Paulo, 13 abr. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 set. 2021.

HUANG, Ronghuai et al. Handbook on facilitating flexible learning during educational disruption: The Chinese experience in maintaining undisrupted learning in COVID-19 outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2021.

KILINÇEL, Senay et al, Factors affecting the anxiety levels of adolescents in home-quarantine during COVID-19 pandemic in Turkey, Asia-Pacific Psychiatry, v. 13, n. 2, p. e12406, 2021.

KINALSKI, Daniela Dal Forno et al. Focus group on qualitative research: experience report. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 70, n. 2, p. 443–448, 2017.

MALTERUD, Kirsti; SIERSMA, Volkert Dirk; GUASSORA, Ann Dorrit. Sample Size in Qualitative Interview Studies: Guided by Information Power. Qualitative Health Research, [S. l.], v. 26, n. 13, p. 1753–1760, 2016.

MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, p. 136-155, 2020.

SANTO, Eniel E.; TRINDADE, Sara Dias. Educação a distância e educação remota emergencial: convergências e divergências. In: MACHADO, Dinamara P. Educação em tempos de COVID-19: reflexões e narrativas de pais e professores.Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020.

SANTANA, Camila Lima Santana e; BORGES SALES, Kathia Marise, AULA EM CASA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PANDEMIA COVID-19., Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 75–92, 2020.

SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix Dos; SILVA, Maria Elaine Da; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, [S. l.], v. 21, n. suppl 1, p. 237–243, 2021. DOI: 10.1590/1806-9304202100s100013.

SCARPELLINI, Francesca et al, Distance learning in Italian primary and middle school children during the COVID-19 pandemic: a national survey, BMC Public Health, v. 21, n. 1, p. 1035, 2021.

SERRA, Gregorio et al. Smartphone use and addiction during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic: cohort study on 184 Italian children and adolescents. Italian journal of pediatrics, v. 47, 2021.

SOUZA, Adrielle Cristina Silva et al. Medidas de segurança durante a pandemia de infecções por coronavírus. Revista de Enfermagem UFPE on line, [S.l.], v. 15, n. 1, abr. 2021. ISSN 1981-8963. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 set. 2021. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.246701
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PETERLE, Carolina Ferreira; FONSECA, Caroline Lima; FREITAS, Bruna Hinnah Borges Martins de; GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz. Insatisfação de Adolescentes com o Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 43-50.