Insatisfação de Adolescentes com o Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia
Resumo
A pandemia de COVID-19 tem implicado em inúmeras alterações na vida diária da população mundial, particularmente, a quarentena doméstica, a suspensão das aulas presenciais e a imposição do ensino remoto emergencial tem refletido na qualidade da educação infantojuvenil. Dessa forma, este estudo objetivou analisar a satisfação de adolescentes jovens com o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido com adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas e privadas de Cuiabá, Mato Grosso. Através dos dados obtidos, constatou-se o predomínio do descontentamento com a qualidade do ensino por meio dos relatos de incompreensão dos conteúdos, da falta de estar em sala de aula e interagir presencialmente com os pares e professores, da sensação de solidão e da dificuldade no controle do uso de dispositivos durante as aulas, sentimentos que podem implicar em sofrimento psicológico e outras condições de saúde mental. Considera-se que há uma insatisfação com o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 por parte dos adolescentes, pois este foi insuficiente para assegurar uma aprendizagem significativa com a construção do conhecimento necessário para o ensino médio.
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