Tecnologias Digitais, Educação e Formação Docente

  • Ana Lara Casagrande UFMT
  • Alessandra Maieski UFMT

Resumo


Objetiva-se, neste trabalho, promover uma discussão sobre as tecnologias digitais articuladas à formação docente, por meio da incorporação da temática nos currículos dos cursos de licenciatura, no âmbito da educação superior. A pandemia Covid-19 evidenciou a importância das tecnologias digitais para a mediação do processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, problematiza-se a formação docente desarticulada da cultura própria do tempo presente (em relação à comunicação, essencialmente), que pode gerar um descompasso metodológico na instituição escolar. Por meio da pesquisa exploratória e procedimento de revisão de literatura, os resultados obtidos indicam uma relação possível entre qualidade da educação e incorporação das tecnologias digitais, bem como a ausência das tecnologias em parte significativa dos projetos pedagógicos dos cursos da educação superior, conforme estudos encontrados. Consideramos fundamental que a incorporação das tecnologias digitais na educação: não desconsidere a função social da mesma; supere a visão do docente como transmissor de conhecimento, ligado à ideia da autoridade máxima; e, transcenda o uso do meio como fim. Os entraves encontrados devem ser mais bem detalhados por estudos de aprofundamento na temática, principalmente considerando o momento pandêmico como um marco.
Palavras-chave: Formação docente, Tecnologias, Educação Superior

Referências

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2006. p. 17-30.

CASTELLS, Manoel. A sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazzo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GERE, Chalie. Culture Digital. 2 ed. Reaktion Books, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; MORANDINI, Thais Ângela Cavalheiro de Azevedo; CARNIEL, Francislaine Soledade; SANTOS, José Faustino de Almeida. Formação inicial de professores na pandemia de COVID-19: estudo de caso sobre Cartografia Escolar. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024720, p.1-19, 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIMA, Nísia Trindade; BUSS, Paulo Marchiori; PAES-SOUSA, Rômulo. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 7, 2020.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura – ReDoc, Rio de Janeiro, v. 4, n.2, p. 215, maio/ago. 2020.

MOREIRA, José António; Eliane SCHLEMMER. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.

SANTO, Eniel do Espírito; SANTOS, Adilson Gomes dos Santos. Formação docente em tempos de pandemia da COVID-19: um relato do Recôncavo da Bahia. Revista de Educação a Distância – EmRede, v. 8, n. 1, p. 1-18, jan./jun. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Almedina, abr. 2020.

SILVA, Danilo Garcia; ALONSO, Kátia Morosov. Formação On-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contexto de formação na cultura digital. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 1, p. 108-127, jan./abr. 2018.

SILVA, Jane Santos da; PIRES, Raphael do Espírito Santo Mello e; SILVA JUNIOR, Diomario da; CARMO, Fabíola Fortes Roldan. Letramento Digital: desafios à formação docente. Revista de Educação a Distância – EmRede, v.7, n.2, p.15-29, nov. 2020.

THOMPSON, John Brookshire. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução Wagner de Oliveira Brandão. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

UNESCO. A UNESCO reafirma a necessidade da Universalidade da Internet em meio a crescentes ameaças. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 mai. 2021.

VASCONCELOS, Carlos Alberto de; OLIVEIRA, Eliane Vasconcelos. TIC no ensino e na formação de professores: reflexões a parir da prática docente. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 112-132, jan./mar. 2017.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra. Tecnologias Digitais, Educação e Formação Docente. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 51-58.