Tecnologias Digitais, Educação e Formação Docente

  • Ana Lara Casagrande UFMT
  • Alessandra Maieski UFMT

Resumo


Objetiva-se, neste trabalho, promover uma discussão sobre as tecnologias digitais articuladas à formação docente, por meio da incorporação da temática nos currículos dos cursos de licenciatura, no âmbito da educação superior. A pandemia Covid-19 evidenciou a importância das tecnologias digitais para a mediação do processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, problematiza-se a formação docente desarticulada da cultura própria do tempo presente (em relação à comunicação, essencialmente), que pode gerar um descompasso metodológico na instituição escolar. Por meio da pesquisa exploratória e procedimento de revisão de literatura, os resultados obtidos indicam uma relação possível entre qualidade da educação e incorporação das tecnologias digitais, bem como a ausência das tecnologias em parte significativa dos projetos pedagógicos dos cursos da educação superior, conforme estudos encontrados. Consideramos fundamental que a incorporação das tecnologias digitais na educação: não desconsidere a função social da mesma; supere a visão do docente como transmissor de conhecimento, ligado à ideia da autoridade máxima; e, transcenda o uso do meio como fim. Os entraves encontrados devem ser mais bem detalhados por estudos de aprofundamento na temática, principalmente considerando o momento pandêmico como um marco.
Palavras-chave: Formação docente, Tecnologias, Educação Superior

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Publicado
08/11/2021
CASAGRANDE, Ana Lara; MAIESKI, Alessandra. Tecnologias Digitais, Educação e Formação Docente. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 51-58.