Reflexões sobre o Autismo: a Inclusão Educacional por Meio da Gamificação e da Tecnologia Assistiva

  • Cláudio Joaquim dos Santos Braga UNESA
  • Rafaela Faria da Silva UNESA
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa UNESA

Resumo


A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante e regulamenta a inclusão de alunos autistas em classes regulares de ensino, em igualdade de condições de permanência que as dos demais alunos. Visando alcançar uma efetiva inclusão, este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise de possibilidades do uso da gamificação e de recursos da Tecnologia Assistiva, voltadas ao desenvolvimento e à inclusão de alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista. Para tal, integrantes de um grupo de pesquisa realizaram uma investigação exploratória, parte de uma pesquisa mais ampla, a partir de uma revisão bibliográfica com foco no objetivo do estudo. Os resultados preliminares apontam para a viabilidade do uso da gamificação e da tecnologia assistiva no desenvolvimento desses alunos e a necessidade de aprofundamento dos estudos.

Palavras-chave: Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Gamificação, Tecnologia Assistiva

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Publicado
08/11/2021
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BRAGA, Cláudio Joaquim dos Santos; SILVA, Rafaela Faria da; PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo. Reflexões sobre o Autismo: a Inclusão Educacional por Meio da Gamificação e da Tecnologia Assistiva. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 103-110.