Educação Multicultural no Brasil, Proposta para a Efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08

  • María Emilia Landaeta Silva UFU

Resumo


A educação multicultural no Brasil é uma proposta pensada estrategicamente e baseada na obrigatoriedade do cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre o ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena. O objetivo da presente pesquisa é a de apresentar uma proposta sobre a construção de um novo material didático utilizando as obras do escritor nigeriano, ganhador do prêmio Nobel da Literatura, Wole Soyinka, quem apresenta uma visão sobre a África, a cultura, as tradições, religiões, costumes e a política africana nas suas obras. A criação de materiais didáticos no Brasil a partir de textos literários africanos é uma forma de valorizar a África, assim como de exaltar a sua cultura presente no país e gerar relações de respeito à diversidade e a identidade negra nas escolas, o qual gerará relações de respeito na sociedade, impossibilitando a existência do racismo.

Palavras-chave: Leis 10.639/03 e 11.645/08, Educação multicultural, Literatura africana, Livro didático, Wole Soyinka

Referências

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Publicado
08/11/2021
SILVA, María Emilia Landaeta. Educação Multicultural no Brasil, Proposta para a Efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 125-131.