Educação Multicultural no Brasil, Proposta para a Efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Resumo
A educação multicultural no Brasil é uma proposta pensada estrategicamente e baseada na obrigatoriedade do cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre o ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena. O objetivo da presente pesquisa é a de apresentar uma proposta sobre a construção de um novo material didático utilizando as obras do escritor nigeriano, ganhador do prêmio Nobel da Literatura, Wole Soyinka, quem apresenta uma visão sobre a África, a cultura, as tradições, religiões, costumes e a política africana nas suas obras. A criação de materiais didáticos no Brasil a partir de textos literários africanos é uma forma de valorizar a África, assim como de exaltar a sua cultura presente no país e gerar relações de respeito à diversidade e a identidade negra nas escolas, o qual gerará relações de respeito na sociedade, impossibilitando a existência do racismo.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
NASCIMENTO, A. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. Brasília, Fundação Cultural Palmares, 2002.
SILVA, L. A.; SILVA, E. P. Q.; CUNHA, A. M. de O. Reflexões em torno das ideias de raça, gênero e livro didático de biologia. In: RODRIGUES, J. R. G.; VIEIRA, J. N. (Org.). Paradigma Cultural III: campo educacional e cultura escolar. 1a. ed. Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 45-62.
WALSH, C. La interculturalidad en la educación. 2005. Ministerio de Educación. Biblioteca Nacional. Peru. 2005.