Proposta de Implantação dos Jogos Tradicionais Indígenas na Matriz Curricular de uma Escola Pública em Ponta Porâ, MS
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Formação de Professores, Culturas e Diversidade. Desse modo, se constitui a partir de um levantamento bibliográfico sobre os jogos tradicionais indígenas, propondo a inserção desse conteúdo na matriz curricular de uma escola localizada na fronteira entre Brasil-Paraguai. De caráter teórico qualitativo, a pesquisa busca analisar a abordagens temática e metodológica, assim como as fontes pesquisadas na área de educação e Educação Física. Além disso, a pesquisa procura identificar como os autores abordam os jogos indígenas como objeto de estudo, compreendendo a relação entre o currículo escolar, o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e a sua interação com a educação escolar indígena, observando que atende um número considerável de estudantes Guarani Kaiowá. Nessa perspectiva, a partir dos resultados esperados com o desenvolvimento do trabalho estamos elaborando a proposta a implementação dos jogos indígenas no currículo da escola pública. Essa proposta contribuirá com a formação desses sujeitos, espaços e temporalidades, visando que há a necessidade da expansão de pesquisas referentes aos recortes temporais, geográficos e, sobretudo étnicos no território brasileiro.
Referências
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