Proposta de Implantação dos Jogos Tradicionais Indígenas na Matriz Curricular de uma Escola Pública em Ponta Porâ, MS

  • Leandro Lima Amaro UEMS
  • Léia Teixeira Lacerda UEMS

Resumo


O presente trabalho apresenta resultados de uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Formação de Professores, Culturas e Diversidade. Desse modo, se constitui a partir de um levantamento bibliográfico sobre os jogos tradicionais indígenas, propondo a inserção desse conteúdo na matriz curricular de uma escola localizada na fronteira entre Brasil-Paraguai. De caráter teórico qualitativo, a pesquisa busca analisar a abordagens temática e metodológica, assim como as fontes pesquisadas na área de educação e Educação Física. Além disso, a pesquisa procura identificar como os autores abordam os jogos indígenas como objeto de estudo, compreendendo a relação entre o currículo escolar, o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e a sua interação com a educação escolar indígena, observando que atende um número considerável de estudantes Guarani Kaiowá. Nessa perspectiva, a partir dos resultados esperados com o desenvolvimento do trabalho estamos elaborando a proposta a implementação dos jogos indígenas no currículo da escola pública. Essa proposta contribuirá com a formação desses sujeitos, espaços e temporalidades, visando que há a necessidade da expansão de pesquisas referentes aos recortes temporais, geográficos e, sobretudo étnicos no território brasileiro.

Palavras-chave: Jogos, Cultura, Currículo

Referências

ALMEIDA, Severina Alves De.Etnossocio linguística e letramentos: contribuições para um currículo bilíngue e intercultural indígena Apinajé; 358 p. Tese (Doutorado - Doutorado em Linguística) -- Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

BENTO, Clovis Gaudino. Jogos de origem indígena ou descendência africana na Educação Física Escolar – educação para e nas relações étnico-raciais. 102 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. São Paulo: SINPRO, 1996.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 Março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/ Acesso: 02-jan-2020.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF. 1998.

UNESCO. Relatório Mundial da Educational, Scientificand Cultural Organization. Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. 2006. Disponível: https://www.dhnet.org.br/dados/relatórios. Acesso: 27-jul-2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
AMARO, Leandro Lima; LACERDA, Léia Teixeira. Proposta de Implantação dos Jogos Tradicionais Indígenas na Matriz Curricular de uma Escola Pública em Ponta Porâ, MS. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 140-145.