Infância da Criança Indígena e Alfabetização: Composição Cartográfica na Escola Indígena Nutajensu

  • Rita de Cássia Beck de Oliveira UNEMAT
  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado UNEMAT

Resumo


Apresenta-se a pesquisa, em fase inicial, que visa problematizar os modos de produção da infância da criança indígena no período de alfabetização na escola indígena "Nutajensu" da Terra Indígena Sararé/Paukalijausu, subgrupo "Katitãuhlu". Pretende-se acompanhar os efeitos da constituição da vida tradicional do povo indígena que a criança traz para a escola e perceber esses efeitos nos modos de operar o currículo escolar. Para tanto, a pesquisa fará análise documental, a fim de compreender as características da escola indígena e as políticas públicas que permeiam essa modalidade de ensino. Essa análise terá inspirações nos estudos arqueogenealógicos desenvolvidos pelo filósofo Francês Michel Foucault. No segundo momento a pesquisa se dará em campo, ou seja, na Escola Indígena "Nutajensu", utilizando como inspiração metodológica a cartografia de turmas de alfabetização durante o período de novembro/2021 a abril/2022. As análises terão como principais intercessores Abramowicz (2019), Foucault (1977, 1983, 1989, 1999, 2008, 2014), Jorge Larrosa (2019), Jan Masschelein, Maarten Simons (2021), Deleuze (1974,1995), Deleuze e Guattari (1974,1995,1996), Veiga Neto (2001), Fischer (2001), Maldonado (2001,2009, 2013).

Palavras-chave: Infância, Criança, Escola indígena, Alfabetização

Referências

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Publicado
08/11/2021
OLIVEIRA, Rita de Cássia Beck de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Infância da Criança Indígena e Alfabetização: Composição Cartográfica na Escola Indígena Nutajensu. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 146-153.