A Escolarização da Pessoa com Deficiencia Intelectual no Ensino Médio
Resumo
A presente pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender e conceituar o que é DI Deficiência Intelectual e como ocorre a inclusão dos discentes com DI que cursam o Ensino Médio no IFG Campus Luziânia e conhecer como é a representação social do tema inclusão. Trata-se de uma metodologia qualitativa exploratória e descritiva, transversal do tipo estudo de caso, que usará como instrumentos de obtenção de dados, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), observação, auto narrativas e a técnica Associação Livre de Palavras, adequando-se os mesmos a cada grupo de participantes: professores, discentes com DI e outras necessidades educacionais específicas e sem deficiência, mas que partilhem da convivência, para que assim possamos vislumbrar os aspectos que envolvam os processos inclusivos. Para análise dos dados obtidos usaremos Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e como principais pressupostos teóricos, Mantoan (2003) e Crochick (2011) acerca do que é o entendimento de um ensino inclusivo, agregando aos conhecimentos de uma educação institucional democrática, à luz de Freire (1987); assim pretendemos conhecer a realidade dos processos inclusivos e auxiliar na melhora das ações futuras dentro do campus. Com o intuito de refletir a prática de Psicologia Escolar pautada no compromisso ético e de produção científica, pensando como os Psicólogos Escolares podem atuar em uma perspectiva inclusiva.
Referências
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CROCHÍK, José Leon.; FRELLER, Cintia C.; LIMA e DIAS, Marian Ávila de.; FEFFERMANN, Marisa; NASCIMENTO, Rafael Baioni; CASCO, Ricardo. Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos. Psicologia & Sociedade; V. 25, n.1, p. 174-184, 2013.
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PATTO, Maria Helena Souza. A produção do Fracasso escolar - Histórias de submissão e Rebeldia. 4 ed. São Paulo: Intermeios, 2015.