A Escolarização da Pessoa com Deficiencia Intelectual no Ensino Médio

  • Jeisa Fernandes Marcondes UNIC
  • Cilene Maria Lima Antunes Maciel UNIC
  • Marinalva de Barros Neves UNIC
  • Alessandra Dallagnol UNIC

Resumo


A presente pesquisa, em andamento, tem como objetivo compreender e conceituar o que é DI Deficiência Intelectual e como ocorre a inclusão dos discentes com DI que cursam o Ensino Médio no IFG Campus Luziânia e conhecer como é a representação social do tema inclusão. Trata-se de uma metodologia qualitativa exploratória e descritiva, transversal do tipo estudo de caso, que usará como instrumentos de obtenção de dados, entrevistas individuais e coletivas (grupo focal), observação, auto narrativas e a técnica Associação Livre de Palavras, adequando-se os mesmos a cada grupo de participantes: professores, discentes com DI e outras necessidades educacionais específicas e sem deficiência, mas que partilhem da convivência, para que assim possamos vislumbrar os aspectos que envolvam os processos inclusivos. Para análise dos dados obtidos usaremos Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e como principais pressupostos teóricos, Mantoan (2003) e Crochick (2011) acerca do que é o entendimento de um ensino inclusivo, agregando aos conhecimentos de uma educação institucional democrática, à luz de Freire (1987); assim pretendemos conhecer a realidade dos processos inclusivos e auxiliar na melhora das ações futuras dentro do campus. Com o intuito de refletir a prática de Psicologia Escolar pautada no compromisso ético e de produção científica, pensando como os Psicólogos Escolares podem atuar em uma perspectiva inclusiva.

Palavras-chave: Inclusão, Deficiência Intelectual, Ensino e Psicologia Escolar

Referências

ABRIC, Jean Claude. Abordagem estrutural das representações sociais. Trad. Pedro Humberto de Faria. In: MOREIRA, A S. P; OLIVEIRA, D. C. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia-GO: Editora AB, 1998. p. 27-38.

BRASIL. Ministério da Educação. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em 30.jun.2021.

BRASIL. LBI - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Lei nº 13.146. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em 30 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CROCHÍK, José Leon.; FRELLER, Cintia C.; LIMA e DIAS, Marian Ávila de.; FEFFERMANN, Marisa; NASCIMENTO, Rafael Baioni; CASCO, Ricardo. Educação inclusiva: escolha e rejeição entre alunos. Psicologia & Sociedade; V. 25, n.1, p. 174-184, 2013.

CROCHÍK, José Leon. Preconceito e Inclusão. WebMosaica - Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e UFRGS, v.3, n.1, p.33-42; jan-jun, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LBI - Lei Brasileira de Inclusão. Lei 13.146\2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

MANTOAN, Maria. Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do Fracasso escolar - Histórias de submissão e Rebeldia. 4 ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARCONDES, Jeisa Fernandes; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; NEVES, Marinalva de Barros; DALLAGNOL, Alessandra. A Escolarização da Pessoa com Deficiencia Intelectual no Ensino Médio. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 154-158.