Música, Jogos, Brincadeiras e Literatura Infantil: Recursos Pedagógicos Essenciais na Educação Infantil

  • Marianne Sól Teixeira de Oliveira Kestring SME-Cuiabá
  • Juliana Calille Vicente e Silva SEDUC-MT

Resumo


Este artigo é resultado do trabalho de pesquisa bibliográfica escrito como requisito do Curso de Pós-Graduação "Especialização em Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Teve a pretensão de destacar a importância do lúdico na Educação Infantil tanto para um ambiente acolhedor como para o processo ensino aprendizagem, haja visto que essa inserção da criança no ambiente escolar pode ser vivenciada de forma traumática, quando não bem planejada, pois o seio familiar não é mais o único ambiente da criança. Dessa forma, torna-se papel do educador fazer com que essa experiência seja menos dolorosa, através de práticas prazerosas. Destaca-se, portanto, como parte dessa prática, quatro elementos essenciais para o desenvolvimento pleno da criança: a música, os jogos, as brincadeiras e a literatura infantil. Mesmo em tempos de pandemia e aulas remotas, esses elementos são essenciais, pois o professor enquanto mediador da aprendizagem, precisa utilizar-se de diversos recursos pedagógicos para o despertar do aluno no processo ensino-aprendizagem. A metodologia é respaldada na pesquisa bibliográfica, que possibilita o levantamento de obras publicadas sobre a temática. Concluiu-se, então, que a música, os jogos, as brincadeiras e a literatura infantil aqui abordados são indispensáveis à saúde emocional, física e intelectual da criança e visam, portanto, a formação integral da criança.

Palavras-chave: Música, Jogos, Brincadeiras, Literatura Infantil, Educação Infantil

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Publicado
08/11/2021
KESTRING, Marianne Sól Teixeira de Oliveira; SILVA, Juliana Calille Vicente e. Música, Jogos, Brincadeiras e Literatura Infantil: Recursos Pedagógicos Essenciais na Educação Infantil. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 179-186.