Música, Jogos, Brincadeiras e Literatura Infantil: Recursos Pedagógicos Essenciais na Educação Infantil
Resumo
Este artigo é resultado do trabalho de pesquisa bibliográfica escrito como requisito do Curso de Pós-Graduação "Especialização em Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Teve a pretensão de destacar a importância do lúdico na Educação Infantil tanto para um ambiente acolhedor como para o processo ensino aprendizagem, haja visto que essa inserção da criança no ambiente escolar pode ser vivenciada de forma traumática, quando não bem planejada, pois o seio familiar não é mais o único ambiente da criança. Dessa forma, torna-se papel do educador fazer com que essa experiência seja menos dolorosa, através de práticas prazerosas. Destaca-se, portanto, como parte dessa prática, quatro elementos essenciais para o desenvolvimento pleno da criança: a música, os jogos, as brincadeiras e a literatura infantil. Mesmo em tempos de pandemia e aulas remotas, esses elementos são essenciais, pois o professor enquanto mediador da aprendizagem, precisa utilizar-se de diversos recursos pedagógicos para o despertar do aluno no processo ensino-aprendizagem. A metodologia é respaldada na pesquisa bibliográfica, que possibilita o levantamento de obras publicadas sobre a temática. Concluiu-se, então, que a música, os jogos, as brincadeiras e a literatura infantil aqui abordados são indispensáveis à saúde emocional, física e intelectual da criança e visam, portanto, a formação integral da criança.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 1, 1998.
_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3, 1998.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CAGE, J. De segunda a um ano. Trad. Rogério Duprat. São Paulo: Hucitec, 1985, p. 5.
CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Organizadoras: Edilene de Souza Machado e Mabel Strobel Moreira da Silva. 2ª Ed. Cuiabá: Gráfica Print, 2020.
DICIO: DICIONÁRIO ON LINE DE PORTUGUÊS. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/musica/> . Acesso em: 01. Out. 2016.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. Curitiba: Positivo, 2011.
KREUSCH, Rosana Sardo. Portal Educação: Linguagem musical na educação infantil. Disponível em: [link]. Acesso em: 01. Out. 2016.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 24. Ed. 3 Rio de Janeiro: Editora Forense universitária Ltda., 2003.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 2012.