Movimento Escola sem Partido e a BNCC: um Olhar para as Demandas Conservadoras

  • Hamilton Dias de Carvalho Junior UFMT
  • Patrícia Simone da Silva Carvalho UFMT
  • Marcia Cristina Verdego Gonçalves SEDUC
  • Carlos Eduardo da Silva Carvalho UFMT

Resumo


A escola é uma instituição que corresponde a um dos principais ambientes de convivência social de jovens e crianças, e é um espaço de crescimento intelectual e interação social onde diferentes grupos convivem cotidianamente, permeados pela diversidade cultural e uma composição plural de alunos, gestores, professores e pais, o que torna inevitável o surgimento de divergências de pensamentos. Estas pluralidades de pensamentos fazem parte do processo de interação e do convívio em sociedade. O objetivo desse estudo é problematizar, analisar e refletir acerca da propositura do Programa Escola sem Partido. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, aliada a apropriação da abordagem qualitativa. Como resultados, esperamos desvelar como os sujeitos envolvidos tanto na propositura quanto na negação desse projeto, percebem as possíveis implicações e/ou consequências para a sociabilidade. A partir da perspectiva o currículo será duramente afetado com a implantação do projeto, por isso, a proposta deste artigo é abordar estes aspectos de forma crítica, refletindo sobre as consequências para o futuro do ensino.

Palavras-chave: Movimento Escola Sem Partido, BNCC, Educação

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Publicado
08/11/2021
CARVALHO JUNIOR, Hamilton Dias de; CARVALHO, Patrícia Simone da Silva; GONÇALVES, Marcia Cristina Verdego; CARVALHO, Carlos Eduardo da Silva. Movimento Escola sem Partido e a BNCC: um Olhar para as Demandas Conservadoras. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 194-201.