As Concepções dos Assessores Pedagógicos do Cemeam sobre a Relação entre Educação e as TICs
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas CEMEAM sobre a relação entre educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este centro promove ensino presencial com mediação tecnológica e busca garantir o direito à educação de estudantes que estão distantes geograficamente da capital Manaus, nas zonas rurais dos municípios que compõem o Amazonas. Sob esse contexto, determinamos como problema de pesquisa: quais são as principais concepções dos pedagogos do CEMEAM sobre a relação entre educação e as TIC no contexto do ensino presencial com mediação tecnológica? O CEMEAM opera no que concerne à "entrega" de educação para discentes que não teriam outra forma de acesso senão por meio das tecnologias da informação e comunicação. O foco da pesquisa sobre o papel do assessor pedagógico se deu pela necessidade de trazer para a centralidade o debate frente aos desafios dos avanços tecnológicos, especificamente no Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, a qual exige um pedagogo diferente daquele que está no "chão da escola", mas que dela tem o conhecimento para poder mediar a construção do conhecimento.
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