As Concepções dos Assessores Pedagógicos do Cemeam sobre a Relação entre Educação e as TICs

  • Valentina Justina O. T. da Silva UNESA / SEDUCAM
  • Ana Valéria de Figueiredo UNESA

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções dos assessores pedagógicos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas CEMEAM sobre a relação entre educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este centro promove ensino presencial com mediação tecnológica e busca garantir o direito à educação de estudantes que estão distantes geograficamente da capital Manaus, nas zonas rurais dos municípios que compõem o Amazonas. Sob esse contexto, determinamos como problema de pesquisa: quais são as principais concepções dos pedagogos do CEMEAM sobre a relação entre educação e as TIC no contexto do ensino presencial com mediação tecnológica? O CEMEAM opera no que concerne à "entrega" de educação para discentes que não teriam outra forma de acesso senão por meio das tecnologias da informação e comunicação. O foco da pesquisa sobre o papel do assessor pedagógico se deu pela necessidade de trazer para a centralidade o debate frente aos desafios dos avanços tecnológicos, especificamente no Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, a qual exige um pedagogo diferente daquele que está no "chão da escola", mas que dela tem o conhecimento para poder mediar a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Assessor Pedagógico, Centro de Mídias de Educação do Amazonas, Formação de Professores

Referências

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. 3ª edição. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.

DUSEK, Val. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Loyola, 2009.

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 out. 2020.

FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da educação. Campinas: Papirus, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: Inquietações e Buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153 – 176. Editora da UFPR, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12 edição. São Paulo, Cortêz, 2010.

MAZZOTTI, Alda Judith Alves; GEWANDZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 1998.

MILL, Daniel (org.); Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 4 edição. Petrópolis: Vozes, 1999.

STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; SANTOS, Domingas Catanhede dos. Percepção Docente Sobre o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo de ensino. [link] Acesso em: 17 nov. 2020

SANTOS, Gilberto Tavares dos; OLIVEIRA FILHO; Vicente Henrique de; ABAR, Alina Aparecida Almeida Pereira. Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas aos Processos de Ensino e de Aprendizagem: percepção de um grupo focal de professores de uma escola do Maranhão. Abakós, 5(2), 3-15, 2017, v5, n2, p3. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 nov. 2020.

SILVA, Gildemarks C. A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação. Pro-Posições, vol. 18, n. 1 (52), jan.-abr. 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 nov. 2020.

SILVA, Monalisa Pivetta; HOFF, Rafael. Formação Docente e as TIC’s: Percepção de Professores do Meio-Oeste de Santa Catarina – Brasil. Unoesc &Amp; Ciência - ACHS, 6(2), 165–172, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 nov. 2020.

SILVA, Sirley Marques. A Prática do Pedagogo no Centro de Mídias de Educação do Amazonas: por Entre Desafios e Possibilidades. [link]. Acesso em: 17 nov. 2020.

TERÁN, Augusto Fachín; CASCAIS, Maria das Graças. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. [link]. Acesso em: 15 jun. 2021.

YOUNG, Michael F. O currículo do futuro: da nova sociologia de educação a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Valentina Justina O. T. da; FIGUEIREDO, Ana Valéria de. As Concepções dos Assessores Pedagógicos do Cemeam sobre a Relação entre Educação e as TICs. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 240-247.