TIC na escola pública: o ensino híbrido como uma necessidade atual em tempos de pandemia
Resumo
A partir deste contexto de crise sanitária com a pandemia de covid19 no qual estamos inseridos e que nos coloca diante de situações objetivas e com as mais diversas dificuldades, os professores tiveram que se reinventar, a fim de se manterem próximos ao aluno e a seu processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho propõe um debate sobre a introdução das TIC e o uso do modelo híbrido no ensino, como forma de potencializar a perda das aulas presenciais, na escola pública, além de respeitar a carga horária determinada pela LDBEN 9394/96, que ocorre neste período. Quando nos referimos à educação, deparamo-nos com um processo longo e que não está vinculado apenas à escola, isto porque o contexto, no qual o educando está inserido, influencia sua vivência e, consequentemente seu aprendizado. Sob essa perspectiva, a escola deve levar em conta o aprendizado de vida que o indivíduo traz, a fim de que ele possa construir seu conhecimento, com base em suas experiências, sob a orientação do professor. Freire (1996) defende uma educação libertadora e problematizadora; a educação como prática da liberdade, fundada na criatividade e estímulo, para refletir e agir sobre a realidade e o mundo.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. Cap.3. p. 71-93. São Paulo: Cortez, 2011. Apoio: FAPERJ
LOURENÇO FILHO, Armando; MENDONÇA Samuel. A autonomia do educando na pedagogia de Dewey. Eccos Revista Científica, núm. 33, abril, 2014, pp. 187-203. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.
PARO, Vitor Henrique. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação, v. 13, núm 1, 2000, pp. 23-38. Universidade do Minho, Braga, Portugal. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37413103 Acesso em: 01 set. 2020.
PEREIRA, Eliane Alves; MARTINS, Jackeline Ribeiro; ALVES, Vilmar dos Santos; DELGADO, Evaldo Inácio. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Educação, 2007. Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: [link] Acesso em: 13 out. 2020.
TEITELBAUM, Kenneth; APPLE, Michael. Currículo sem fronteiras, v.1, n.2, p.194-201, Jul/Dez 2001. Disponível em: [link] Acesso: 08 out. 2020.
YOUNG, Michael F. D. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007. Disponível em: [link] Acesso: 25 ago. 2020.