TIC na escola pública: o ensino híbrido como uma necessidade atual em tempos de pandemia

  • Vera Lucia de Souza Silveira UNESA / FMF de Niterói
  • Ana Valéria de Figueiredo UNESA

Resumo


A partir deste contexto de crise sanitária com a pandemia de covid19 no qual estamos inseridos e que nos coloca diante de situações objetivas e com as mais diversas dificuldades, os professores tiveram que se reinventar, a fim de se manterem próximos ao aluno e a seu processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho propõe um debate sobre a introdução das TIC e o uso do modelo híbrido no ensino, como forma de potencializar a perda das aulas presenciais, na escola pública, além de respeitar a carga horária determinada pela LDBEN 9394/96, que ocorre neste período. Quando nos referimos à educação, deparamo-nos com um processo longo e que não está vinculado apenas à escola, isto porque o contexto, no qual o educando está inserido, influencia sua vivência e, consequentemente seu aprendizado. Sob essa perspectiva, a escola deve levar em conta o aprendizado de vida que o indivíduo traz, a fim de que ele possa construir seu conhecimento, com base em suas experiências, sob a orientação do professor. Freire (1996) defende uma educação libertadora e problematizadora; a educação como prática da liberdade, fundada na criatividade e estímulo, para refletir e agir sobre a realidade e o mundo.

Palavras-chave: TIC na Educação, Ensino Híbrido, Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Referências

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Publicado
08/11/2021
SILVEIRA, Vera Lucia de Souza; FIGUEIREDO, Ana Valéria de. TIC na escola pública: o ensino híbrido como uma necessidade atual em tempos de pandemia. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 248-255.