Waldomiro de Campos e a Educação em Poconé-MT (1916)
Resumo
Os anos de 1910 foram de transformação para o ensino público primário mato-grossense. Foi instalada a Reforma de 1910 e contratados os normalistas paulistas que colaboraram na elaboração do Regulamento, criando e instalando os grupos escolares e a Escola Normal. Em 1914, o normalista Waldomiro de Campos assume o Grupo Escolar de Poconé. Esta pesquisa historiográfica tem como referencial teóricometodológico a História Cultural. Objetiva-se analisar a visão de Campos sobre a educação do município pantaneiro de Poconé-MT. O período delimitado justifica-se no ano de 1916, quando Campos escreve um relatório endereçado à Direção da Instrução Pública imprimindo suas representações (CHARTIER, 1991) sobre a educação no município. Preocupado com a frequência escolar, Campos argumenta que as crianças acompanhavam os pais para as fazendas no Pantanal até o término das chuvas e propõe a mudança das férias de 30 de novembro a 1º de fevereiro para 30 de abril a 1º de julho, assim as férias coincidiriam com o período das festas, mantendo as crianças na cidade. A falta de informação posterior a esse respeito aponta que a sugestão de Campos não foi acatada, mas sinalizou a sua sensibilidade para o movimento sociocultural da localidade onde atuava como diretor do grupo escolar.
Palavras-chave:
Normalista paulista, Educação-Poconé, História da Educação, Mato Grosso
Referências
AMANCIO, Lázara Nanci de Barros. Ensino de leitura e grupos escolares: Mato Grosso 1910-1930. Cuiabá: Editora UFMT, 2008.
ASSIS E SILVA, Luciana Vicência do Carmo de. Na cadência das águas, no ritmo da política: a escola pública rural no município de Poconé-MT (1930-1945). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de PósGraduação em Educação, Cuiabá, 2018.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, 173-191, 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601. Acesso em: 30 set. 2021.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MATO GROSSO. Mensagem do Presidente do Estado dirigida à membros da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 1912.
______. Direção do Grupo Escolar. Relatório anual do Grupo Escolar de Poconé apresentado à Direção Geral da Instrução Pública. Cuiabá: APMT, 1916.
RONDON, J. Lucídio N. Poconé, sua terra e sua gente. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1981.
SÁ, Elizabeth Figueiredo de. De criança a alunos: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá: EdUFMT, 2007.
TSUTSUMI, Darcilene Arruda. A História do Ensino em Poconé: a Escola “Caetano de Albuquerque. Monografia. Várzea Grande: UNIVAG, 2002.
ASSIS E SILVA, Luciana Vicência do Carmo de. Na cadência das águas, no ritmo da política: a escola pública rural no município de Poconé-MT (1930-1945). 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de PósGraduação em Educação, Cuiabá, 2018.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, 173-191, 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601. Acesso em: 30 set. 2021.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
MATO GROSSO. Mensagem do Presidente do Estado dirigida à membros da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso. Cuiabá: APMT, 1912.
______. Direção do Grupo Escolar. Relatório anual do Grupo Escolar de Poconé apresentado à Direção Geral da Instrução Pública. Cuiabá: APMT, 1916.
RONDON, J. Lucídio N. Poconé, sua terra e sua gente. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1981.
SÁ, Elizabeth Figueiredo de. De criança a alunos: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá: EdUFMT, 2007.
TSUTSUMI, Darcilene Arruda. A História do Ensino em Poconé: a Escola “Caetano de Albuquerque. Monografia. Várzea Grande: UNIVAG, 2002.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
MORAIS, Josiana Antônia Proença Amaral de; SÁ, Elizabeth Figueiredo de.
Waldomiro de Campos e a Educação em Poconé-MT (1916). In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 261-267.