Waldomiro de Campos e a Educação em Poconé-MT (1916)

  • Josiana Antônia Proença Amaral de Morais UFMT
  • Elizabeth Figueiredo de Sá UFMT

Resumo


Os anos de 1910 foram de transformação para o ensino público primário mato-grossense. Foi instalada a Reforma de 1910 e contratados os normalistas paulistas que colaboraram na elaboração do Regulamento, criando e instalando os grupos escolares e a Escola Normal. Em 1914, o normalista Waldomiro de Campos assume o Grupo Escolar de Poconé. Esta pesquisa historiográfica tem como referencial teóricometodológico a História Cultural. Objetiva-se analisar a visão de Campos sobre a educação do município pantaneiro de Poconé-MT. O período delimitado justifica-se no ano de 1916, quando Campos escreve um relatório endereçado à Direção da Instrução Pública imprimindo suas representações (CHARTIER, 1991) sobre a educação no município. Preocupado com a frequência escolar, Campos argumenta que as crianças acompanhavam os pais para as fazendas no Pantanal até o término das chuvas e propõe a mudança das férias de 30 de novembro a 1º de fevereiro para 30 de abril a 1º de julho, assim as férias coincidiriam com o período das festas, mantendo as crianças na cidade. A falta de informação posterior a esse respeito aponta que a sugestão de Campos não foi acatada, mas sinalizou a sua sensibilidade para o movimento sociocultural da localidade onde atuava como diretor do grupo escolar.
Palavras-chave: Normalista paulista, Educação-Poconé, História da Educação, Mato Grosso

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Publicado
08/11/2021
MORAIS, Josiana Antônia Proença Amaral de; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. Waldomiro de Campos e a Educação em Poconé-MT (1916). In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 261-267.