Uma Breve Contextualização sobre os Movimentos Sociais por uma Educação do Campo

  • Jaqueline Cardoso da Silva Souza RME-Rondonópolis
  • Patrícia Kenf Gomes de Walle RME-Rondonópolis
  • Jacirene Lima Pires dos Santos RME-Rondonópolis
  • Paola Simone Alves da Silveira UFMT

Resumo


As transformações que o mundo sofre a cada dia refletem cada vez mais na educação em nosso país. As reformas educativas que vem sendo executadas desde a Constituição de 1988 acompanham essas transformações, e coincidem com a recomposição do sistema capital mundial, consequentemente incentivando o processo de reestruturação global da economia brasileira acompanhado do processo educacional. Impulsionados por estas mudanças, neste cenário surgem os movimentos sociais como: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Universidade de Brasília (UNB), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) dentre outros estão fortemente inseridos na Educação do Campo, trabalhando e defendendo seus interesses, a política e a economia dos trabalhadores do campo. Não somente uma educação, mas sim uma educação de qualidade e voltada para seus interesses culturais e sociais, buscando sua liberdade, sua autonomia e emancipação, garantindo a dignidade das pessoas que vivem no campo. A escola é a principal ferramenta para a transmissão do conhecimento para as pessoas, esse conhecimento se faz necessário, e são nos bancos das escolas que adquirimos e conseguimos exercer o direito de ser respeitado.

Palavras-chave: Educação, Movimentos Sociais, Campo

Referências

ABRÃO, José Carlos. O educador a caminho da roça: notas introdutórias para um conceito de educação rural. Campo Grande, MS: Editora Universitária UFMS, 1986.

BRASIL. Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 15 abr. 2010

BRASIL. Resolução CNE/CEB n°.1, de 3 de abril de 2002. Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf> Acesso em: 13 jul. 2010

CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In.: Por Uma Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. 4 ed. Brasília, 2002, p. 25-36.

CALDART. Educação Popular no Meio Rural. In.: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR: TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA ESCOLA, 2., 1995, Porto Alegre. As experiências pedagógicas nas escolas do MST. Porto Alegre, RS: Editora Vozes, 1995

GARSKE, Lindalva Maria Novais. Trajetória de Escola Rural no Contexto Brasileiro; As Intencionalidades traçadas políticas oficiais. Texto apresentado na UFMT, Rondonópolis, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Classes Sociais e Movimentos Sociais. In: Reprodução Social, Trabalho e Serviço Social. Brasília, DF: UnB, 1999. p. 36-54.

KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo. CALDART, Salete Roseli (orgs.) Articulação Nacional por uma Educação do Campo. In.: Por uma Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. 4 ed. Brasília, 2002.

RIBEIRO, Marlene. Trabalho e educação no movimento camponês: liberdade ou emancipação? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a03.pdf>. Acesso em: 25 jul.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Jaqueline Cardoso da Silva; WALLE, Patrícia Kenf Gomes de; SANTOS, Jacirene Lima Pires dos; SILVEIRA, Paola Simone Alves da. Uma Breve Contextualização sobre os Movimentos Sociais por uma Educação do Campo. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 274-281.