Diálogos entre Fenomenologia, Complexidade e Subjetividade: Intenções de uma Proposta em Construção

  • Bruna Cristina Prolo Massola UFMT
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


Este pôster apresenta como intencionalidade a comunicação em esboço inicial de uma pesquisa de doutorado em educação, para tecer e apresentar as intensões de estudo no referido curso. Deste modo, proponho um estudo com objeto multidimensional, sendo ele as relações educacionais complexas em Educação Química em contexto intercultural implicados pela temática de sustentabilidade ecológica para a constituição de uma formação humana que seja libertadora, emancipatória e de respeito para as relações ecossistêmicas para o anuncio de relações em favor da vida. Aponto como questão suleadora: quais as relações vividas, objetivo-subjetivas, constitutivas e fenomenológicas de pessoas implicadas por uma formação humana, técnico-profissional em pesquisa de Educação Química envolvidas com a temática de sustentabilidade ecológica nos sistemas abertos? E objetivo compreendê-la e interpreta-la a luz dos aportes teóricos, que são: fenomenologia a partir de Maurice Merleau-Ponty, a Teoria da Complexidade de Ilya Prigogine e a Subjetividade de Fernando González-Rey. Sendo um estudo qualitativo, indissociável da sua face quantitativa, proponho um instruir-se na Epistemologia Qualitativa de González-Rey com abordagem construtivo-compreensivo-interpretativo de González-Rey e Geertz, desenvolvido em um cenário de investigação temática de Freire para problematizas relações educativas.
Palavras-chave: Educação Química, Sustentabilidade ecológica, Sistemas abertos, Fenomenologia merleaupontyana, Investigação Temática Freireana

Referências

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. 2ª edição. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 71º edição. 2017.

FREIRE. P. A importância do ato de ler. 51º ed. Editora Cortez. 2019.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.

GONZÁLEZ-REY, F. L. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Editora CENGAGE learning. 2015.

MERLEAU-PONTY, M. A Natureza. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2000.

PRIGOGINE, I. As leis do caos. São Paulo: Editora UNESP. 2002.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação Química: compromisso com a cidadania. 4 ed. Ijuí: Editora UNIJUI. 2010
Publicado
08/11/2021
MASSOLA, Bruna Cristina Prolo; PASSOS, Luiz Augusto. Diálogos entre Fenomenologia, Complexidade e Subjetividade: Intenções de uma Proposta em Construção. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 282-286.