A Disciplina Projeto de Vida e o Mundo após a Escola

  • Geisiele de Souza Francisco EE Honório Amorim / SEDUC
  • Éderson Andrade UNIVAG
  • Luciana Herrera Urel EE Honório Rodrigues de Amorim

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de experiência acerca de uma aula realizada na disciplina Projeto de Vida em uma Escola de Tempo Integral de Várzea Grande – MT. O objetivo deste relato é refletir sobre a experiência entre alunos egressos e atuais alunos da escola durante uma aula na disciplina Projeto de Vida quanto a relação com o mundo do trabalho após o término dos estudos da educação básica, bem como evidenciar a importância da inovação dos conteúdos capazes de provocar uma formação democrática nessa fase da vida dos estudantes. Metodologicamente o relato é apresentado por meio da narrativa vivenciada da professora da disciplina Projeto de Vida. Consideramos que a partilha de experiências vivenciadas entre os alunos se tornou uma ferramenta potente para que os alunos que estão em processo formativo na educação básica compreendessem possibilidades de caminhos pós escola. Salientamos ainda o quão é importante disciplinas que problematizem cenários de vidas das pessoas no mundo.

Palavras-chave: Escola de Tempo Integral, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

DANZA, Hanna Cebel; SILLVA, Marco Antonio Morgado da. Projeto de vida: construindo o futuro. São Paulo: Editora Ática. 2020.

EUSTÁQUIO, Lafaete. Escolha profissional na adolescência e a relevância do autoconhecimento para o contexto: uma revisão da literatura/ Lafaete Esutáquio – Timburi – SP, Editora Cia eBook, 2020.

MATO GROSSO, SEDUC MT. Projeto Pedagógico de Educação Integral,2017.

RANCIÈRE, J. A partilha do Sensível: estética e política. 2. Ed. São Paulo: Editora 34, 2009

SOARES, Dulce Helena Penna, Orientação Vocacional, Artme, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FRANCISCO, Geisiele de Souza; ANDRADE, Éderson; UREL, Luciana Herrera. A Disciplina Projeto de Vida e o Mundo após a Escola. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 333-337.