A Literatura Infantil como Potencializadora da Autoria Infantil

  • Mariluci Farias de Souza Brandão SME-Cuiabá
  • Suely Norberto Gomes SME-Cuiabá
  • Josemeire do Nascimento Ferreira SME-Cuiabá

Resumo


Este texto vai apresentar um relato de experiência vivenciado por uma de suas autoras numa turma de alfabetização de 1º ano, na Rede Municipal de Educação de Cuiabá. O relato foi vivenciado no ano de 2013, mas suas reflexões ainda permanecem atuais, considerando que a temática é atemporal e imprescindível ao processo de alfabetização e, mais ainda, ao desenvolvimento infantil. As reflexões se dão a partir do trabalho com a literatura infantil e sua contribuição ao processo de alfabetização e especificamente à autoria infantil, pois mobiliza possibilidades criativas, lúdicas, significativas de produção de texto. Portanto, temos como objetivo apresentar as experiências vividas com a literatura, demonstrando as ações realizadas e, ressignificadas pelas crianças em suas produções, corroborando que, para além da fruição, deleite, aspectos estéticos e imagéticos a literatura infantil também contribui para a apropriação da escrita.
Palavras-chave: Literatura, Alfabetização, Autoria Infantil

Referências

SARAIVA, Juracy Assamann (org.). Literatura e Alfabetização: Do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BRANDÃO, Mariluci Farias de Souza; GOMES, Suely Norberto; FERREIRA, Josemeire do Nascimento. A Literatura Infantil como Potencializadora da Autoria Infantil. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 348-353.