A Literatura Infantil como Potencializadora da Autoria Infantil
Resumo
Este texto vai apresentar um relato de experiência vivenciado por uma de suas autoras numa turma de alfabetização de 1º ano, na Rede Municipal de Educação de Cuiabá. O relato foi vivenciado no ano de 2013, mas suas reflexões ainda permanecem atuais, considerando que a temática é atemporal e imprescindível ao processo de alfabetização e, mais ainda, ao desenvolvimento infantil. As reflexões se dão a partir do trabalho com a literatura infantil e sua contribuição ao processo de alfabetização e especificamente à autoria infantil, pois mobiliza possibilidades criativas, lúdicas, significativas de produção de texto. Portanto, temos como objetivo apresentar as experiências vividas com a literatura, demonstrando as ações realizadas e, ressignificadas pelas crianças em suas produções, corroborando que, para além da fruição, deleite, aspectos estéticos e imagéticos a literatura infantil também contribui para a apropriação da escrita.
Palavras-chave:
Literatura, Alfabetização, Autoria Infantil
Referências
SARAIVA, Juracy Assamann (org.). Literatura e Alfabetização: Do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
BRANDÃO, Mariluci Farias de Souza; GOMES, Suely Norberto; FERREIRA, Josemeire do Nascimento.
A Literatura Infantil como Potencializadora da Autoria Infantil. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 348-353.