Ensino Remoto Emergencial na Rede Estadual de Mato Grosso: um Relato de Experiência
Resumo
A pós-modernidade já exigia muitas mudanças na educação, dentre elas a migração para o digital. Ainda assim, a escola se mostrava um pouco resistente, conservando práticas analógicas e offline. Porém, por ocasião da pandemia da Covid-19 anunciada no Brasil em março de 2020 as escolas paralisaram suas atividades e só puderam retornar fazendo uso de tecnologias digitais. No estado de Mato Grosso as aulas da rede pública ficaram suspensas de março a agosto, quando retornaram com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) por meio de utilização de plataformas para aulas online. Diante desse cenário, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por educadores e alunos da Escola Estadual Ênio Pipino de Sinop, a 500 km de Cuiabá, que assim como outras escolas teve muitos desafios e novas vivências. Como procedimentos metodológicos lançamos mão da pesquisa qualitativa, com abordagem interpretativista, em que as experiências relatadas foram coletadas por meio de formulários, documentações escolares, caderno de campo, diários reflexivos e gravações de reuniões realizadas entre a equipe escolar. Como resultados compreendemos que tivemos algumas mudanças no contexto escolar, na relação escola e comunidade, ampliação do uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e um possível redesenho do currículo escolar.
Referências
DE PAULA, Marta Conceição; HAYASHI. Mariana Hannae; CORONEL, Renata Martins; FERNANDES. Terezinha. A emergência da educação on-line no contexto pandêmico: potencialidades para o desenvolvimento de letramentos digitais. In: SOUZA, Bartolomeu José Ribeiro. Um tsunami na educação? Múltiplos olhares sobre a educação básica na pandemia. Londrina, Editora Científica, 2021. p. 49-71.