Leitura Gamificada: o Engajamento de Estudantes da Arena da Educação na Plataforma da Olimpíada Árvore

  • Loriane Cristina Dias De Souza EEGJF / SEDUC-MT
  • Flávio Marcelo Bueno de Castro EEGJF / SEDUC-MT
  • Joselina de Melo Oliveira EEGJF / SEDUC-MT

Resumo


Trata-se de um relato de experiência sobre o uso e os resultados da plataforma digital de leitura da Olimpíada da Árvore, que foi executada durante as aulas do componente curricular Estudo Aplicado de Língua Portuguesa, ofertado pela parte diversificada do currículo da Escola Estadual Governador José Fragelli "Arena da Educação" com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental que acompanhavam as aulas de forma síncrona e assíncrona. O objetivo deste relato é explanar como foi realizada a Olimpíada e divulgar os seus bons resultados que serão demonstrados através de gráficos e tabelas. O cumprimento e avanço nas etapas da plataforma em questão, vem de encontro à necessidade dos estudantes adquirirem conhecimentos diversificados com a utilização da internet para realizar de forma dinâmica e mais próxima de sua realidade, além de ter sido gamificada, verificando assim um considerável engajamento na Olimpíada com leituras de textos do gênero jornalístico com o tema central da economia criativa. Ao final do período de realização da Olimpíada, a escola conquistou o primeiro e segundo lugares, além de mais seis estudantes no Top 15 das escolas entre as escolas participantes do estado de Mato Grosso com estudantes que conquistaram as maiores pontuações. 

Palavras-chave: Plataforma digital de leitura, Engajamento, Olimpíada da Árvore, Internet

Referências

MORAN, J. M; MASSETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5 ed Campinas, SP: Papipus, 2002. Century Trough 3rd Virtual Learning Environments. Springer Dordrecht Heidelberg Lonfon New York, 2010.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani Rosa. 2. ed. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Loriane Cristina Dias De; CASTRO, Flávio Marcelo Bueno de; OLIVEIRA, Joselina de Melo. Leitura Gamificada: o Engajamento de Estudantes da Arena da Educação na Plataforma da Olimpíada Árvore. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 441-445.