Greve pelo Clima em Mato Grosso
Resumo
As ações humanas tem modificado o equilíbrio do planeta terra de modo a causar drásticas alterações climáticas levando a uma verdadeira emergência, comprometendo a vida e a segurança da biodiversidade. Considerando este cenário jovens do mundo todo se mobilizam todos os anos para protestar e pedir para que os governantes parem de promessas vazias, e repensem o modelo desenvolvimentista que leva a queima global que afeta toda vida planetária. O movimento foi iniciado pela jovem ativista Greta Thunberg,que desde 2018 inspira as juventudes, e toda parcela da população comprometida com a produção de vida. Em Mato Grosso, no estado marcado pela expansão do agronegócio e pelas elevadas taxas de desmatamento, a juventudes tem feito resistência e levantado a voz, se somando aos milhões de Gretas para pedir ações efetivas no combate a crise climática. O objetivo deste trabalho é partilhar a experiência da Greve Pelo Clima 2021 em Mato Grosso. O evento foi organizado por três organizações sendo um coletivo jovem: Coletivo Tekoha; um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), uma coalizão de entidades da sociedade denominado Coalizão pelo Clima Mato Grosso, e pela Organização Não-Governamental: Instituto Caracol. Em função da pandemia causada pelo coronavírus as ações da greve foram realizadas online, com programação de dois dias, com mesas redondas e apresentação cultural.
Referências
______. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. 116 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, 2006.Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set. 2021.
PALMA, Sonia. Cartografia do Imaginário: dimensão poética e fenomenológica da Educação Ambiental. Cuiabá, 2011. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT.