O Estágio Docência e Suas Contribuições em Tempos Pandêmicos
Resumo
Este artigo é parte de um relato de experiência desenvolvido no Estágio Docência que integra a grade curricular do Programa de Pós-Graduação PPGE/UNISUL, durante o semestre 2020B. Serão relatados, neste trabalho, algumas das principais experiências da estagiária durante o processo vivenciado. Em função da pandemia da Covid-19 as aulas ocorreram remotamente pela plataforma Microsoft Teams. A referida disciplina tem como objetivo preparar o pós-graduando para atuar como docente no ensino superior. Construída à luz de um processo fenomenológico, traz a possibilidade de pensar, planejar e desenvolver as atividades de forma mais fluída, crítica, reflexiva, poética e potencializadora das habilidades dos/as estudantes. Foram compartilhados entre a docente e a estagiária conhecimentos, conteúdos e a experiência didático-pedagógica desenvolvidos ao longo de 27 anos de docência no ensino superior. O momento pandêmico imprimiu desafios de trazer a Educação Ambiental e processos dialógicos integrados à presença do SARS-Cov-2, juntamente a temática da Crise e da (In) Justiça Climática que permeia a sociedade, suas dimensões políticas, econômicas, sociais, éticas; sobre os grupos em situação de vulnerabilidade exercitando o ato de cuidar ao longo do processo. Resultando, no necessário acolhimento, respeito e altruísmo, ainda mais prementes e desafiadores em tempos pandêmicos.
Referências
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