Confecção de Ampulheta com Material Descartável: Relato de Experiência no Atendimento Educacional Especializado

  • Marciele Keyla Heidmann UNEMAT
  • Sumaya Ferreira Guedes UNEMAT
  • Raquel Aparecida Loss UNEMAT

Resumo


O presente texto retrata a experiência de trabalho realizado em uma turma multisseriada, com estudantes que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da Escola Estadual 13 de Maio, na cidade de Tangará da Serra/MT. A oficina “Otimizando o tempo: confecção de ampulheta do tempo”, proposta aos PcD (Pessoas com Deficiência) foi desenvolvida durante o ano letivo de 2021, teve condução baseada no referencial teórico-metodológico, sócio-histórico, práticas da educação popular e práxis dialógica, direcionadas a contemplar conceitos interdisciplinares referentes aos componentes curriculares de Física, História e Matemática de forma significativa, com a valorização da reutilização de materiais descartáveis. Os objetivos foram: estimular habilidades motoras finas, associar conceitos, despertar a conscientização do reaproveitamento de descartáveis, instigar o hábito da reciclagem, de modo a exercer cidadania perante a sociedade. Os resultados encontrados verificam dificuldades na realização de atividades simples, como contornar e recortar, direcionadas às habilidades de motricidade fina. Também, constatou-se que a atividade proposta, confecção da ampulheta, possibilitou aos estudantes identificar e a associar o uso e descarte consciente de materiais descartáveis em suas rotinas sociais, de modo que seu aprendizado desempenhe habilidades para a vida. Com a realização deste trabalho, foi resgatado conhecimentos prévios e conceitos já vistos pelos estudantes, de modo que eles revivessem situações e estabelecessem relações e conexões com elementos que estavam adormecidos, e assim oportunizar o estudante, ser protagonista em seu processo de aprendizagem, tanto individualmente, quanto de forma colaborativa no ambiente escolar, ao desenvolver competências, potencialidades e respeitar diferenças.
Palavras-chave: Educação inclusiva, Material Reutilizável e Reciclável, Sala de Recursos Multifuncional

Referências

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Brasília: CNE/CEB, 2009.

CAETANO, Maria Joana Duarte; SILVEIRA, Carolina Rodrigues Alves; GOBBI, Lilian Teresa Bucken. Desenvolvimento motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v. 7, n. 2, p. 05-13, 2005.

PAVÃO, Siluk Ana Cláudia; DE OLIVEIRA, Pavão Sílvia Maria. Atendimento educacional especializado: práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncional. Editora pró-reitoria de extensão (pre) – UFSM. Santa Maria: UFSM, 2015.

Publicado
08/11/2021
HEIDMANN, Marciele Keyla; GUEDES, Sumaya Ferreira; LOSS, Raquel Aparecida. Confecção de Ampulheta com Material Descartável: Relato de Experiência no Atendimento Educacional Especializado. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 556-560.