Parque Mãe Bonifácia: um Lugar para Chamar de Meu, de Seu, de Nosso

  • Maria Elice Alves Giota Negrão UFMT

Resumo


O presente relato de experiência contempla uma atividade desenvolvida para a Disciplina de Ciências Naturais II referente ao curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, no qual apresento algumas discussões sobre o Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT, considerado como um dos preferidos para o lazer da população, além de ser constituído por uma vasta diversidade natural da fauna e flora do cerrado, um de nossos principais biomas. Além das características já citadas, apresento registros históricos de sua criação, que somam para a grandiosidade de sua composição. O objetivo é apresentar o parque também como local propício para o estudo de ciências junto aos alunos do Ensino fundamental. Considerando que a criança tem grande disposição para o novo e uma curiosidade nata sobre os elementos que a cercam, poderão se apropriar e conhecer de perto as características do ecossistema ao qual pertencem, além de desenvolver um olhar crítico reflexivo para conduzi-los à futuras ações de preservação e cuidados ao meio em que vivem. A metodologia utilizada foi através da observação e registros fotográficos pessoais ao longo de grande período de vivência no local, e de pesquisa bibliográfica em alguns artigos científicos que apresentam dados concretos acerca da temática.

Palavras-chave: Parque Mãe Bonifácia, Bioma do cerrado, Fatos históricos, Ensino de ciências, Lazer

Referências

BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. Unesp/UNIVESP. Vol. 10, D 23, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRUGNERA. Elisangela Dias. Parque Estadual Mãe Bonifácia: Um espaço não formal que a cidade de Cuiabá oferece para o ensino de Ciências. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad. Volumen 2, Número 4, Octubre 2016.

MARTINS, Eledir da Cruz, ROMANCINI, Sônia Regina. Natureza na cidade: um olhar sobre o parque Mãe Bonifácia – Cuiabá-MT. Anais do X Encontro dos Geógrafos da América latina. São Paulo. 2005.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NEGRÃO, Maria Elice Alves Giota. Parque Mãe Bonifácia: um Lugar para Chamar de Meu, de Seu, de Nosso. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 576-581.