O Ensino por Investigação em Tempos de Educação Digital: um Trihar Possível para uma Educação Sexual Inovadora

  • Iana Marassi dos Santos SEDUC / UFS

Resumo


Quem é o estudante do século XXI? O presente trabalho tem como escopo um trilhar metodológico gestado na perspectiva de um processo de ensino aprendizagem empiricamente possível e atento ao estudante da chamada geração Z. O objetivo da pesquisa baseia-se em utilizar estratégias metodológicas que estimulem o estudante a exercer o papel de protagonista do seu processo educacional. Este estudo foi organizado em seis momentos e desenvolveu-se em uma escola pública na cidade de Várzea Grande – MT, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho caracterizou-se como qualitativo com abordagem investigativa, fundamentada na ABProj - Aprendizagem Baseada em Projetos, alicerçada na aprendizagem colaborativa e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários e observações in loco. A pesquisa obteve como resultados a produção autoral de páginas no Instagram e na criação do aplicativo educacional Educasex. Assim foi possível concluirmos que as aplicações dos métodos ativos são potentes elementos para que a aprendizagem seja, além de eficiente, aprazível e significativa para professores e estudantes.

Palavras-chave: Educação sexual, protagonismo, investigação

Referências

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Publicado
08/11/2021
SANTOS, Iana Marassi dos. O Ensino por Investigação em Tempos de Educação Digital: um Trihar Possível para uma Educação Sexual Inovadora. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 582-590.