O Ensino por Investigação em Tempos de Educação Digital: um Trihar Possível para uma Educação Sexual Inovadora

  • Iana Marassi dos Santos SEDUC / UFS

Resumo


Quem é o estudante do século XXI? O presente trabalho tem como escopo um trilhar metodológico gestado na perspectiva de um processo de ensino aprendizagem empiricamente possível e atento ao estudante da chamada geração Z. O objetivo da pesquisa baseia-se em utilizar estratégias metodológicas que estimulem o estudante a exercer o papel de protagonista do seu processo educacional. Este estudo foi organizado em seis momentos e desenvolveu-se em uma escola pública na cidade de Várzea Grande – MT, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho caracterizou-se como qualitativo com abordagem investigativa, fundamentada na ABProj - Aprendizagem Baseada em Projetos, alicerçada na aprendizagem colaborativa e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários e observações in loco. A pesquisa obteve como resultados a produção autoral de páginas no Instagram e na criação do aplicativo educacional Educasex. Assim foi possível concluirmos que as aplicações dos métodos ativos são potentes elementos para que a aprendizagem seja, além de eficiente, aprazível e significativa para professores e estudantes.

Palavras-chave: Educação sexual, protagonismo, investigação

Referências

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.

BORGES, Zulmira Newlands et al. Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educ. rev., Curitiba, n. 39, p. 21-38, Abril. 2011

DRAKE, K;LONG,D.Rebecca's in the dark: a comparative study of problem-basead learning and direct instruction/experiential learning in two 4th grade classrooms. Jornaul of elementary science Education, Amsterdan, v.21, n. 1, p. 1 - 16, 2009.

MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro e. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 89-111, June 2007.

RIBEIRO, Maria da Graça Martins. Gerações Z alfa: os novos desafios para a educação contemporânea. Revista Unifev: Ciência & Tecnologia, v. 2, p. 137-148, 2017.

UNICEF (2019). Por que a educação sexual é tão importante para crianças e adolescentes? Disponível em: [link]. Acesso em: 30 de abril de 2020

VEEN, W.; WRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Iana Marassi dos. O Ensino por Investigação em Tempos de Educação Digital: um Trihar Possível para uma Educação Sexual Inovadora. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 582-590.