“Eu, meus resíduos e o ambiente em que vivo”: um plano de trabalho de uma escola piloto do Novo Ensino Médio de Cuiabá, Mato Grosso

  • Munir Kassen Fares SEDUC-MT
  • Ivaní Souza Mello SEDUC-MT
  • Cláudia Regina Soares Magnani SEDUC-MT

Resumo


A pandemia causada pela COVID-19 afetou diretamente o ensino e as escolas tiveram que se adaptar para garantir o a implementação do novo Ensino Médio. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a vivência na prática dos professores de Ciências da Natureza atuando em salas de primeiro ano do Novo Ensino Médio na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, escola piloto do Novo Ensino Médio, localizada no bairro CPA I, em Cuiabá, Mato Grosso. Houve um trabalho interdisciplinar sobre o tema de resíduos sólidos entre as disciplinas de Química, Física e Biologia. Foram desenvolvidos trabalhos com textos, pesquisas e experiências científicas. Como resultados, os alunos tiveram a capacidade e percepção de alcançar a competência número 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), interagiram com os colegas e atingiram os objetivos propostos.

Palavras-chave: Itinerário Formativo, Aprendizagem significativa, Ciências da Natureza

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Brasília: MEC, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em 04 mar. 2021.

MUNIZ, Mariana Lima. #Novo Ensino Médio: projetos integradores: linguagens e suas tecnologias. São Paulo: Scipione, 2020. 4.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FARES, Munir Kassen; MELLO, Ivaní Souza; MAGNANI, Cláudia Regina Soares. “Eu, meus resíduos e o ambiente em que vivo”: um plano de trabalho de uma escola piloto do Novo Ensino Médio de Cuiabá, Mato Grosso. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 596-599.