A Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Relato de Experiência Formativa On-line
Resumo
O presente relato de experiência destaca a prática pedagógica do componente curricular de Matemática com destaque para objetivos de aprendizagem na Geometria desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual de Mato Grosso na cidade de Cáceres. A intervenção foi projetada e desenvolvida em etapa final de curso de formação continuada "A geometria na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental", ofertada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e Universidade do Federal de Mato Grosso - UFMT. A formação objetivou problematizar o processo de ensino e aprendizagem da geometria em ambiência on-line na educação infantil e anos iniciais ao revisitar pressupostos teóricos e metodológicos e promover a constituição de postura docente autoral diante de um cenário educativo caracterizado pelo distanciamento social, onde a intervenção docente se impõe ao contexto midiático e tecnológico. Observamos que a construção de aprendizagens à docência, para trabalhar a geometria na ambiência on-line, de modo colaborativo e com orientação situada, foi significativa ao nosso fortalecimento emocional para além do suporte teórico e metodológico, neste momento tenso e inusitado, onde necessitamos lidar com uma prática docente mediada pelo espaço virtual e tecnológico.
Referências
BRAISL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: jogos na alfabetização matemática. Brasília: MEC/SEB, 2014.