O Impacto da Covid-19 no Desenvolvimento de Alunos do Ensino Básico e da Graduação
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas, no período da pandemia Covid-19, tanto como graduanda do um curso de Matemática-Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, quanto bolsista residente do subprojeto Matemática, núcleo Cuiabá, do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido em uma escola pública localizada na região central de Cuiabá. Como consequência da pandemia, é decretada a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis de ensino e autorizada à substituição dessas por aulas remotas. Houve, então, a necessidade de rápidas adaptações na intenção de garantir o direito dos estudantes. Os professores, mesmo que sem formação adequada tiveram que aderir ao modelo de aulas remotas. Isso tem causado prejuízo, principalmente, para as Redes Públicas de Ensino, em função do despreparo e falta de estrutura das escolas, falta de domínio de professores para lidarem com as tecnologias, falta de equipamentos e internet para alunos do ensino básico, afetando fortemente a aprendizagem dos mesmos.
Referências
MARTINS, Maria Eduarda Silva; BALMACERA, Ysabel Del Carmen Barba. Os efeitos pandêmicos da Covid-19 sobre o direito constitucional à Educação no Brasil. Trabalho de conclusão de curso (Direito) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em [link]. Acesso em 25/09/2021.
MIRANDA, Kacia kyssy Câmara de Oliveira et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In.: VII Congresso Nacional de Educação – Conedu. Maceió-AL. 2020. Disponível em [link]. Acesso em 24/09/2021.