Incentivo a Leitura por Meio de uma Pasta Viajante: o Incrível Mundo das Histórias Infantis e da Imaginação

  • Mayara Rossi IFMT
  • Geison Jader Mello IFMT

Resumo


A leitura é uma prática fundamental para a formação de um indivíduo, pois ela possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, exercita o cérebro, aprimora a escrita, estimula a criatividade e imaginação, além de ser uma condição indispensável para o exercício da cidadania. Nesse sentido, precisamos despertar a vontade própria nos alunos para a leitura e não colocar a mesma como prática pedagógica obrigatória. Diante disso, nosso objetivo foi promover práticas pedagógicas diferenciadas com o intuito de despertar e incentivar o interesse e o gosto pela leitura, além de promover a capacidade reflexiva e crítica de alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual pública, em Juína-MT por meio de uma pasta viajante. A duração da atividade perdurou os meses de setembro a novembro de 2019. Os livros infantis trabalhados trouxeram temas relacionados ao folclore brasileiro: Boto cor-de-rosa, Lobisomem e Iara, nos quais foram escolhidos pelos próprios alunos, em coletivo. Os resultados mostram que a experiência foi exitosa e satisfatória, pois possibilitou despertar nos estudantes o interesse em ler, efetiva e ativa participação dos alunos em todas as etapas do trabalho e ainda forneceu aprendizados sobre o folclore brasileiro. Consideramos enfim, que o incentivo a leitura por meio de práticas dinâmicas, lúdicas e diferenciadas, como a pasta viajante, é capaz de atrair as crianças para o incrível mundo da leitura.
Palavras-chave: Pasta Viajante, Histórias Infantis, Literatura Infantil, Leituras Dinâmicas, Práticas Pedagógicas

Referências

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Publicado
08/11/2021
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ROSSI, Mayara; MELLO, Geison Jader. Incentivo a Leitura por Meio de uma Pasta Viajante: o Incrível Mundo das Histórias Infantis e da Imaginação. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 657-661.