Os Discentes, a Promoção da Educação a Distância e o Ensino Remoto

  • Maurício dos Santos de Oliveira UFMT
  • Silvia Fernanda Cantóia UFMT
  • Ivoneides Maria B. Amaral UFMT

Resumo


O presente relato de experiência e parte da investigação científica O ensino da Geografia, a formação do educador e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de magistério, pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMT-Cuiabá. Ao iniciar as pesquisas sobre as dificuldades dos docentes, os mesmos relataram que os discentes também passavam por situações semelhantes, o que inspirou buscar informações sobre a situação dos discentes com relação a educação a distância e o ensino remoto. Assim o relato de experiência tem o objetivo é refletir quais as dificuldades dos discentes da educação básica pública a partir da a promoção da educação a distância e do ensino remoto. Incentivando as reflexões sobre as experiências educacionais a partir da pandemia de covid-19, certos que a educação é um processo contínuo e dinâmico que ocorre partir do relacionamento entre os discentes, docentes, escolas, famílias, governos e comunidades.

Palavras-chave: Discentes, Ensino Remoto, Educação

Referências

ABRANTES, A. A.; MARTINS, L. M. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface-Botucatu, v. 11, n. 22. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v11n22/10.pdf. Acesso em: 05 maio2021.

SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In Universidade e sociedade 67- Ano XXXI - Nº 67 -Revista publicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN Brasília. Janeiro de 2021.

AGÊNCIA SENADO. Elisa Chagas. Data Senado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. 12/08/2020. Disponível em: [link]. Acessado em: 29 abril 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Maurício dos Santos de; CANTÓIA, Silvia Fernanda; AMARAL, Ivoneides Maria B.. Os Discentes, a Promoção da Educação a Distância e o Ensino Remoto. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 662-667.