Os Discentes, a Promoção da Educação a Distância e o Ensino Remoto
Resumo
O presente relato de experiência e parte da investigação científica O ensino da Geografia, a formação do educador e as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos de magistério, pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMT-Cuiabá. Ao iniciar as pesquisas sobre as dificuldades dos docentes, os mesmos relataram que os discentes também passavam por situações semelhantes, o que inspirou buscar informações sobre a situação dos discentes com relação a educação a distância e o ensino remoto. Assim o relato de experiência tem o objetivo é refletir quais as dificuldades dos discentes da educação básica pública a partir da a promoção da educação a distância e do ensino remoto. Incentivando as reflexões sobre as experiências educacionais a partir da pandemia de covid-19, certos que a educação é um processo contínuo e dinâmico que ocorre partir do relacionamento entre os discentes, docentes, escolas, famílias, governos e comunidades.
Referências
SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In Universidade e sociedade 67- Ano XXXI - Nº 67 -Revista publicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN Brasília. Janeiro de 2021.
AGÊNCIA SENADO. Elisa Chagas. Data Senado: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante pandemia. 12/08/2020. Disponível em: [link]. Acessado em: 29 abril 2021.