Estágio em Tempos de Pandemia: um Relato de Experiência

  • Greicemara da Guia de Oliveira UFMT
  • Jeferson dos Santos UFMT

Resumo


Este trabalho busca expor e refletir, através de um relato, as experiências desenvolvidas na disciplina de estágio supervisionado II, que ocorreram em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, durante o período pandêmico, de isolamento social, ao qual o mundo esteve submetido devido ao COVID-19, situação essa que alterou e impactou as atividades das instituições educacionais. As experiencias aqui tratadas envolveram situações ímpares, do processo educativo, em período pandêmico e realizaram-se a partir da anuência das instituições envolvida, universidade e escola municipal. O estágio se constituiu através de dois momentos, a observação e a participação através da regência, sendo esse segundo o que mais colocaremos em evidência neste relato, e percebe-se durante os dois momentos o processo de diagnostico esteve em evidência, pois as escolas estavam no início do ano letivo. Percebendo através da experiencia que a situação que atravessava o período educacional aponta para a necessidade de democratização de acesso a internet e equipamentos eletrônicos, além de expor as ferramentas encontradas pelos docentes para lecionar de maneira não presencial.

Palavras-chave: Relato de experiência, Estágio supervisionado, Ensino online

Referências

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A Realidade Da Educação Brasileira A Partir Da Covid-19. Boletim De Conjuntura (Boca), Roraima, v. 2, n. 5, p.57, 2020.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSK, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1999. p.214-219
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Greicemara da Guia de; SANTOS, Jeferson dos. Estágio em Tempos de Pandemia: um Relato de Experiência. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 725-729.