Desafios e Superação na Pandemia: um Relato de Experiência em Educação Infantil On-line
Resumo
O trabalho trata-se de um relato de experiências vivenciadas por alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante a Pandemia COVID-19, quando estiveram observando uma sala de aula virtual, que utilizava-se de um grupo formado dentro de um aplicativo de mensagens (Whatsapp), grupo este pertencente a uma escola da rede Municipal de Educação Básica de Cuiabá, no período de novembro do ano de 2020 a agosto de 2021. Este relato tem por objetivo analisar as atividades que envolvem o brincar, e que foram ministradas aos alunos em aulas remotas, como também a importância de tais práticas na educação e na aprendizagem, principalmente validando sua importância no período da pandemia. Toda essa nova forma de trabalhar o ensino, trouxe consigo muitos desafios, tanto para os professores como para os alunos, visto que é através da realização das atividades lúdicas que a criança associa saberes e conhecimentos para seu desenvolvimento. Assim, destacamos neste relato de experiências, a brincadeira como uma ferramenta imprescindível que pode e deve ser usada em sala de aula neste período de pandemia, mesmo que de forma remota.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
PPP. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal de Educação Básica Maria Eunice Duarte de Barros. 2016.